Take a fresh look at your lifestyle.

Dia da criança indígena é comemorado com ações sociais pela Fundação Estadual do Índio

-publicidade-

HIROKÁT TAPY’IA, YANÉ ÇURYÇÁWA – Crianças indígenas, nossa alegria (hirokat tapyia – crianças indígenas – em sateré – Yané çuryçáwa – nossa alegria – em nheengatu),

Desenvolvido e gerenciado pela Fundação Estadual do Índio – FEI, o Projeto Dia da Criança Indígena, que será realizado nesta terça-feira (18), no Balneário do Maia, no Tarumã, tem como objetivo de homenagear e promover ações sociais que venham contribuir para o desenvolvimento dos pequenos indígenas. Além de levar entretenimento, o evento será uma amostra da identidade indígena num ambiente festivo em que as crianças poderão se identificar social e etnicamente entre elas. Na ocasião, será oferecido atendimento de dentista, oftalmologista, vacinação e clínico geral. Os familiares dos pequenos também serão favorecidos com benefícios sociais como atendimento de emissão de documentos como RG, carteira de trabalho e CPF.

Ainda na terça-feira haverá a apresentação cultural do Grupo Indígena – Makiritari – Homem que vira onça, composto por indígenas adolescentes e promoção de vendas de artesanatos indígenas. Nesta primeira edição do encontro, está prevista a participação de 2000 pessoas, incluindo 900 crianças de 0 a 12 anos de idade, moradoras do bairros Parque das Tribos e Parque das Nações, localizados no Tarumã, zona Oeste de Manaus.

“Promover o Dia da Criança Indígena é uma forma de homenagear as crianças oferecendo um momento de diversão, aprendizado e benefícios sociais, além de fortalecer a união dos Povos Tradicionais”, ressalta o presidente da FEI, Raimundo Atroari.
Para este evento, os indígenas e colaboradores da FEI, realizaram um ‘puxirum’, nome dado às ações feitas em conjunto nas aldeias indígenas, sendo realizada a pesca de aproximada 2500 unidades de peixes de diversas espécies, que serão assados em uma fogueira especifica para o evento.

O ação conta com o apoio e parceria do Comando Militar da Amazônia – CMA, Governo do Estado do Amazonas, Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, Polícia Militar do Amazonas – PM, Instituto de identificação do Amazonas, Fundação AVM Brasil – A Visão Voltada para o Interior do Amazonas, Federação de Pesca – FEPESCA, Nova Igreja Batista, Sorvetes Toya, Guaraná Magistral, Óticas Sol, Água Mineral Yara, Unicef, Distribuidora Ótimo, Distribuidora Só Grãos e Balneário do Maia.

-publicidade-