24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Dia das Mães: instituto social promove evento de doação e cuidados a mulheres carentes

Em alusão ao Dia das Mães, o Instituto de Assistência Social, Saúde e Educação (Iasse) realiza nesta sexta-feira (7) uma série de palestras, doações e ‘momento beleza’ para famílias carentes de Manaus. O objetivo é prestar amparo às mulheres que enfrentam as consequências do atual momento de crise econômica e sanitária. Em respeito às orientações de prevenção à covid-19, o evento será limitado a cinco atendimentos por vez, com distanciamento, uso de máscara e álcool em gel.

A ação ocorrerá de 8h30 às 11h30, na sede do Iasse, localizada na Rua Haiti, 137, bairro Nova Cidade – zona norte de Manaus. Serão atendidos os moradores das comunidades locais Carlos Braga e Conjunto Cidadão XII, previamente cadastrados no instituto.

“Notamos que essas mulheres sentem falta de um momento para si e a razão disso é, principalmente, a falta de recursos. Por isso, com a ajuda de alguns parceiros, vimos que poderíamos oferecer esse suporte e também incentivar essas participantes a terem atenção consigo mesmas”, afirma Dory Lobato, assistente social e diretora do Iasse.

Beleza e cuidados

O evento contará com atendimento nas mais diferentes áreas de beleza, como manicure, pedicure, corte de cabelo, escova, esmaltação e design de sobrancelhas.

Na área da saúde, estará presente um oftalmologista para atendimento gratuito. Além dele, um profissional de dança irá realizar atividades físicas no estilo zumba. Importante lembrar que o Iasse já oferece semanalmente, a seus cadastrados, atendimento gratuito nas áreas de psicologia, enfermagem obstétrica, fonoaudiologia, assistência social e jurídica.

Roda de conversas

Além das atividades para o cuidado pessoal das participantes, o Iasse vai reservar um momento para abordar a importância da autoestima como forma de melhorar o estilo de vida das mulheres.

“Sentimos que as cadastradas em nosso instituto carecem de um momento como esse, onde podemos falar da importância do autocuidado, de não esquecer de si”, afirma Dory Lobato.

Outro tema a ser abordado é a violência doméstica nas suas mais variadas formas, dentre elas, matrimonial, psicológica e física. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), em 2020, foram registradas 25.132 ocorrências desse crime, seis mil a mais que em 2019.

Ao final da roda de conversa, haverá entrega de kits com itens básicos de higiene. O encerramento será com um café da manhã a ser servido a todas as participantes.

O Instituto

O Instituto de Assistência Social, Saúde e Educação (Iasse) está localizado na rua Haiti, 137, bairro Nova Cidade, Zona Norte de Manaus. A casa de apoio aos moradores carentes da região tem 100 usuários cadastrados, os quais recebem doações de hortifrútis vindas do projeto Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc). Caso queira doar, entre em contato com o número (92) 99234-4059 (Dory Lobato). O PIX para doações é 9299376-8366.

Foto: divulgação

spot_img