As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

‘Dia de Cooperar’ vai unir competições esportivas e ações sociais neste sábado, dia 2, no Clube do Trabalhador do Sesi

Mais de mil pessoas estarão reunidas neste sábado, dia 2, para participar do “Dia de Cooperar 2016”, que vai unir competições esportivas e ações sociais, a partir de 9h, no Clube do Trabalhador – Sesi (avenida Cosme Ferreira, nº 7.399 , São José I, zona leste). Na programação, estão previstas competições de Queimada Feminina, Futebol Society Masculino, Vôlei Masculino e Feminino, Dominó Misto e Corrida Ecológica (dentro da mata), esta última que vai testar a coragem dos participantes. O evento recebe apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Abrindo o dia de disputas, a Corrida Ecológica vai reunir cerca de 800 participantes, num percurso de 2km com trajetória de pontos altos e baixos, com curvas e dentro da mata. Aquele que desejar participar, pode se inscrever na hora. Além disso, nas quatro modalidades coletivas que estarão sendo oferecidas, estão confirmadas a participação de 58 equipes.

“Neste ano, estamos com o foco na conscientização do meio ambiente. Com isso, no final da corrida, todos os participantes irão receber uma muda de planta, assim esperamos contribuir na conscientização da população. Precisamos cuidar das nossas árvores, de nossa floresta, e podemos unir isso com a força dos eventos esportivos. Esperamos a participação de quase três mil pessoas no evento, sendo mil competidores”, disse a coordenadora administrativa do evento, Eliane Gonçalves.

Ainda segundo Eliane, no termino das competições as equipes também receberão a premiação de medalhas e troféus, e terá uma premiação especial para o time que arrecadar a maior quantidade de alimentos. “Eles vão ter que provar que são bons tecnicamente na queimada, no futebol, no vôlei e no dominó, mas também no quesito solidariedade, pois o grupo que mais conseguir arrecadar alimento, pode até virar a competição”, destacou a coordenadora.

Serviços gratuitos – Além de todo os esportes oferecidos, a população também poderá ter acesso gratuito à orientações e atendimento básico de saúde bucal, avaliação de saúde, medição de triglicerídeos, aferição de pressão arterial, serviços e apoio psicológico, exames de hepatite, exames de DSTs e distribuição de preservativos, corte de cabelo, emissão de CPF, oficina de artesanato, oficina de flauta com bambu, macroginástica, oficina de desenho para crianças, agendamento de seguro desemprego, assessoria jurídica e etc.

Dia C – O “Dia de Cooperar”, também conhecido com Dia C, surgiu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o País. Com o apoio do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e de suas Unidades Estaduais, o Dia C é um programa de responsabilidade social, promovido pelas cooperativas brasileiras por meio do voluntariado.

A grande novidade este ano é que as cooperativas passam a contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nova agenda da ONU para acabar com toda forma de tirania, desigualdade e destruição ambiental.

Em todo o país, são mais de 1,2 mil cooperativas mobilizadas nesta grande corrente do bem. Somente em 2015, o Dia C já beneficiou mais de 2,5 milhões de pessoas com projetos que trazem uma verdadeira transformação social para as comunidades.