27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Dia de Finados – Mais de 500 mil pessoas devem passar pelos cemitérios de Manaus

Mais de 500 servidores da Prefeitura de Manaus e 16 órgãos públicos estão mobilizados na organização do Dia de Finados, que acontece nesta quinta-feira, 2 de novembro. Trânsito, limpeza, fiscalização, policiamento, segurança e infraestrutura são os pontos de maior atenção do Executivo Municipal. Ao todo, são esperadas mais de 500 mil pessoas nos cemitérios urbanos da cidade.

A ‘Operação Finados’, que se repete todos os anos, busca imprimir o modelo de excelência da Prefeitura para eventos com grande mobilização popular. Os cemitérios funcionarão de 6h até às 19h, contando com missas, organizadas por paróquias de Manaus, de hora em hora. O cemitério Nossa Senhora Aparecida é a única exceção. Funcionará das 6h às 18h.

A operação de limpeza nos cemitérios já se estende por 45 dias. O subsecretário Operacional da Semulsp, José Rebouças, destacou que nesse período, mais de 300 toneladas de lixo já foram retiradas dos 10 cemitérios de Manaus. “A determinação do prefeito Arthur Neto é que os cemitérios estejam aptos para receber a população com segurança.”

A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) fiscalizará o transporte coletivo com 50 fiscais e funcionários, que terá a circulação de linhas extras, ampliação do itinerário e reforço da frota de linhas normais durante todo o dia a partir das 5h da manhã.

Dez linhas normais trafegarão pela avenida do Turismo até o cemitério. Destas, oito terão o itinerário alterado. No total, o Parque Tarumã será atendido por 12 linhas com frota de 128 ônibus. Por ter menor demanda, os demais cemitérios serão atendidos pelas linhas locais que circularão com frota ampliada.

Já a organização do fluxo de veículos na cidade, principalmente no entorno dos cemitérios, fica por conta do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans). O monitoramento das vias será realizado por 338 agentes de Trânsito, a partir das primeiras horas da madrugada desta quinta-feira.

Os agentes vão monitorar a circulação de veículos e pedestres em outros cemitérios da cidade, com apoio de viaturas e motocicletas. Nas áreas interditadas, haverá orientação para desvios e outras opções de itinerário.

A segurança, contenção de qualquer acidente e atendimentos de emergência, tanto na área externa, quanto dentro dos cemitérios serão feitos pela Polícia Militar de Manaus, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

Ações de atendimento as famílias e campanhas de orientação sobre trabalho infantil vêm sendo realizadas pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) durante as últimas semanas nos cemitérios locais. Já a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) participa com os equipamentos de som, palco e estrutura de apoio para a tradicional Missa Campal, que acontece no cemitério São João Batista.

A Subsecretaria Municipal de Abastecimento, Feiras e Mercados (Subsempab) tem a responsabilidade de instruir e organizar as pessoas do comércio nos arredores dos cemitérios. É comum a venda de velas, flores e outros produtos nestas áreas.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui