24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

DIA DOS PROFESSORES – Na era da tecnologia, professores se reinventam na sala de aula, para atrair atenção de alunos

A imagem da sala de aula com o professor escrevendo o conteúdo no quadro e alunos sentados na carteira copiando, está cada vez mais ficando no passado. Na era da tecnologia, em que todos recebem centenas de informações diariamente, o profissional da educação precisa reinventar-se na sala de aula, para atrair a atenção dos alunos, seja no nível básico ou na universidade. No Dia do Professor, nesta segunda-feira (15), profissionais contam quais alternativas têm utilizado para facilitar a aprendizagem dos estudantes.

O reitor da UniNorte, Breno Schumaher, explica que o professor atual é um facilitador da aprendizagem. No passado, diz ele, o professor era tido como o transmissor do conhecimento e o estudante aprendia de forma passiva. “Hoje, a realidade é outra em todos os níveis educacionais. O ambiente da escola e da faculdade é um local para troca de experiências. Todos os professores que se reinventam sempre com o objetivo de oferecer o melhor ensino aos seus alunos merecem homenagens diárias ”, disse.

De acordo com o reitor, com a chegada da era digital, o conhecimento tornou-se algo muito fácil, pois as ferramentas, como a internet, estão disponíveis a praticamente todas as pessoas. “O professor, nesse processo de mudança, precisou reinventar-se, utilizando novas metodologias de ensino capazes de tornar a aula mais dinâmica e atrativa”, frisou.

Essa mudança, segundo Breno, não é fácil, principalmente, para os profissionais que estavam acostumados com a antiga forma de ensinar. “Fazer com que o professor se mantenha em constante processo de formação, oferecendo capacitação, é muito importante para que ele esteja preparado para esse novo cenário da profissão”, destacou.

A professora do curso de Engenharia da UniNorte, Paola Campos, ressalta a importância da capacitação do professor. “Na instituição, por exemplo, todos os professores realizam cursos no início do semestre e, durante o período, têm acesso a uma plataforma com diversas atividades de capacitação. Além disso, o professor tem a possibilidade de cursar pós-graduação com bolsa de estudos, fazer intercâmbio. Toda essa valorização vai refletir diretamente no aluno”, acrescentou.

Paola conta que para prender a atenção dos alunos na aula, sempre busca inovar, seja levando profissionais que já estão no mercado de trabalho para falar das experiências, realizando aulas com a participação de professores de outros países para discutir diferentes problemáticas ou apresentando o conteúdo de forma prática, para que o estudante saiba o que vai enfrentar.

O professor do curso de Administração, José Antônio Lima, fala que na sala de aula o profissional também está sempre utilizando recursos diferentes para prender a atenção, seja com vídeos, imagens e telas interativas em que o aluno pode destacar o que tem dúvida. A UniNorte possui as Salas.Com, espaços para grandes grupos de alunos poderem participar de aulas utilizando recursos tecnológicos.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui