27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Dia Internacional da Juventude é marcado por elaboração de projetos da Prefeitura de Manaus

Neste sábado, 12 de agosto, é comemorado o Dia Internacional da Juventude e, por meio da Prefeitura de Manaus, a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) desenvolveu avanços na política pública criando cinco projetos, entre eles, o Jovem Empreendedor e a elaboração do Plano Municipal de Juventude, que visa criar oportunidades e benefícios aos jovens manauaras.

O projeto Jovem Empreendedor selecionará 600 jovens por meio do edital de Processo Seletivo nº 01/2017, publicado na Edição 4172, do Diário Oficial do Município (DOM), do dia 24 de julho. As propostas para a escolha da instituição que desenvolverá o projeto para capacitar jovens a executarem ideias empreendedoras, oportunizando a abertura de novos negócios acompanhados de consultoria no primeiro ano, além da possibilidade de obtenção de crédito inicial, já estão sendo aceitas.

Essa ação visa consolidar a cultura empreendedora para os jovens da cidade, como alternativa econômica, sobretudo nos tempos de crise. O regulamento completo, incluindo os valores da proposta comercial, pode ser consultado pelo link: https://goo.gl/xK4KJx.

Já a elaboração do Plano Municipal de Juventude consiste na formalização de diretrizes para as políticas públicas de juventude executadas pela Prefeitura de Manaus, por meio de todas as suas secretarias. Essas diretrizes foram estabelecidas após longos debates em ambientes de audiências públicas em todas as zonas da cidade.

A proposta para criação do Plano Municipal de Juventude foi entregue pela Semjel para a Casa Civil e encaminhado para a Câmara Municipal de Manaus. Aprovada, a proposta de lei será sancionada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e terá validade de dez anos.

Além destes projetos, houve a criação do Histórico das Políticas Públicas de Juventude, e também a criação da Praça da juventude, por meio de emendas parlamentares federais do deputado Arthur Bisneto, sendo disponibilizados recursos para a construção de três Praças da Juventude ao custo de R$ 2 milhões cada. Atualmente, novas praças estão em fase de planejamento técnico para então serem construídas e entregues à população.

Nas próximas semanas será lançado o projeto piloto para a implementação do projeto ‘Cursinho Social’ que garantirá oferta de vagas em curso pré-vestibular gratuitamente, com equipe multidisciplinar, com o objetivo de oferecer melhores condições na concorrência por vagas nas instituições de ensino superior. Os alunos da rede pública de ensino serão selecionados a partir de critérios meritocráticos, com aplicação de prova de aptidão, além do filtro socioeconômico comumente utilizado nos projetos da Prefeitura de Manaus.

Ao celebrar o Dia Internacional da Juventude a Prefeitura de Manaus faz destaca o trabalho desenvolvido para que a juventude da cidade possa ter voz, independência e condições mínimas para progredir e crescer profissionalmente por meio de projetos como o Jovem Empreendedor, que irá preparar e dar suporte necessário para que surjam mais empreendedores e empresas, gerando mais empregos e oportunidades para a população.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui