Take a fresh look at your lifestyle.

Dia Mundial da Água: Coletivo apresenta petição pública pela homologação do tombamento do Encontro das Águas

-publicidade-

Em alusão ao Dia Mundial da Água (22 de março), data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, o Fórum das Águas, em articulação com o Movimento SOS Encontro das Águas, realiza live de lançamento da petição pública pela homologação do Encontro das Águas como patrimônio cultural e natural brasileiro, no ano em que o decreto que estipula o tombamento completa 10 anos de existência.

A live será transmitida nesta sexta-feira, 20.03, às 15h, pelo facebook e Instagram do SOS Encontro das Águas, com a participação de membros integrantes do coletivo Fórum das Águas e SOS Encontro das Águas, aberto a perguntas.

Participarão da transmissão o antropólogo e professor da Universidade Federal do Amazonas, Ademir Ramos; a bióloga Elisa Vieira Wandelli, o fotógrafo, educador e ativista ambiental, Valter Calheiros; e o padre Sandoval Rocha, professor e cientista social, especialista em Gestão das Águas na Amazônia.

O evento, inicialmente programado para ser presencial, foi adaptado em função das medidas preventivas de cuidados em relação à Covid-19 (coronavírus). O objetivo é iniciar o cronograma de ações previstas ara este ano em celebração aos 10 anos do Tombamento do Encontro das Águas e mobilizar a sociedade para a importância da homologação, uma vez que empresas manifestam-se contrárias ao tombamento que impede a construção de um terminal de cargas no local.

A petição pode ser conferida e assinada em: http://bit.ly/EncontrodasAguas10anos .

Histórico

O Encontro das Águas foi tombado como patrimônio cultural e natural pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em novembro de 2010, mas a medida foi contestada pelo governo do Amazonas e, atualmente, encontra-se no Superior Tribunal Federal (STF), onde tramita a Ação Cível Originária nº 2514, parada desde então.

O tombamento assegurou a proteção dos 10 quilômetros contínuos do fenômeno, além dos 30 quilômetros quadrados do seu entorno, por seu valor histórico, cultural, estético, paleontológico, geológico e paisagístico como um patrimônio natural da Amazônia. As águas percorrem os municípios de Manaus, Careiro da Várzea e Iranduba, no Amazonas.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU por meio da Resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, de forma a orientar a realização de atividades de reflexão em todo o mundo sobre o significado da água para a vida na Terra, a fim de alertar a população mundial acerca da importância da preservação hídrica para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. De acordo com a ONU, a água potável é um direito humano garantido por lei desde 2010.

-publicidade-