Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

Dia Mundial da Voz alerta sobre cuidados com a fala em tempos de pandemia

Nesta sexta-feira (16/04), é comemorado o Dia Internacional da Voz. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) aproveita a data para alertar e reforçar a importância dos cuidados em relação à saúde vocal diante do uso de máscaras de proteção respiratória, utilizadas como prevenção contra a Covid-19.

Com a necessidade de usar máscaras para evitar a disseminação do novo coronavírus, alguns profissionais, como professores e palestrantes, demandam mais esforço vocal que os demais trabalhadores. “Temos a oportunidade de conscientizar a população acerca da importância dos cuidados com a saúde vocal, que merece atenção, assim como outras áreas da saúde”, ressaltou o diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes.

A fonoaudióloga e fiscal de saúde do Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador (Cerest) da FVS-AM, Socorro Soares, destaca que é importante estar atento aos seguintes sintomas: mudanças de tom de voz, rouquidão, falhas e dor ao falar, caso o sintoma se prolongue por 15 dias ou mais, e não esteja ligado a um quadro gripal.

Ainda segundo Socorro, caso os sintomas persistam, é recomendado buscar um profissional otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo. O atendimento médico pode indicar exames para investigar doenças, como Doença de Parkinson, Refluxo Gastroesofágico e Câncer de Laringe.

Socorro adverte, também, que alguns cuidados podem ser tomados no caso de quem precisa usar a voz profissionalmente, ao mesmo tempo em que está utilizando a máscara. “Caso a pessoa esteja em público, o correto é usar sempre a máscara. Se possível, é recomendado o uso do microfone que fará a ampliação sonora, fazer pequenas pausas para se hidratar, além de evitar roupas que apertem a região cervical e do pescoço”, ressaltou.

Campanha nacional – No Brasil, o tema da campanha deste ano, promovida pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, é “Sua Voz Diz Muito Sobre Você”. Nesta edição, a atividade alerta sobre os problemas que podem ser acarretados pelo uso de máscaras de proteção respiratória, utilizadas como prevenção contra a Covid-19.

Prevenção – Para manter uma boa saúde vocal, alguns cuidados são necessários, tais como: ter uma boa alimentação; evitar pigarrear, evitar gritar, caso esteja gripado; não forçar a voz; e não cochichar. Para quem trabalha utilizando a voz, não é aconselhado tomar água gelada, ingerir leite e derivados, principalmente, no dia anterior àquele em que for discursar. Além disso, não consumir álcool e drogas.

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a prevenção a doenças, como as desencadeadas e/ou agravadas no ambiente de trabalho, por meio do Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador (Cerest/FVS). A FVS-AM funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

FOTO: Kássio Moraes/FVS-AM

-publicidade-