As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Dia Mundial do Diabetes alerta para prevenção como melhor medida

O dia 14 de novembro é a data para a conscientização sobre uma das doenças não transmissíveis mais comuns: o diabetes. Criado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), o Dia Mundial mobiliza para uma série de ações para alertar sobre os riscos da doença, reforçar sobre as formas de prevenção e a importância do tratamento adequado. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, o excesso de peso, sedentarismo, gordura abdominal e histórico familiar são os principais fatores de risco para o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Além da consulta médica e os exames de controle realizados periodicamente, estudos comprovam que buscar um estilo de vida mais saudável com atividade física e dieta adequada são formas importantes de prevenção da doença.

Os carboidratos de alimentos refinados, como pães, arroz e massas, elevam a glicose muito rapidamente. A substituição pela versão integral e a inclusão de grãos na dieta, como soja, feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, ajudam a manter níveis mais adequados de glicose, insulina e lipídios (gorduras) no sangue, além de contribuir para outras funções do organismo e na redução do apetite. Dar preferência a gorduras insaturadas, como o ômega-3, principalmente os que trazem benefícios à saúde como o EPA e DHA, preferir carnes magras, aves ou frutos do mar são também opções mais adequadas. Além disso, é importante evitar o consumo do açúcar refinado, muitas vezes presente em bebidas industrializadas ou doces em geral. A Federação Internacional de Diabetes recomenda o consumo diário de três porções de vegetais e três porções de frutas frescas – o que também vai ajudar no consumo metabólico do açúcar.

A adoção desses hábitos saudáveis garantem outros benefícios diretos à saúde e à qualidade de vida. “A suplementação e o consumo de alimentos enriquecidos com ingredientes funcionais também podem apoiar uma nutrição saudável”, explica Cyntia Moreira, responsável pelo suporte técnico para Nutrição Humana da BASF para a América Latina. “Vitaminas, ômega-3 (EPA & DHA), antioxidantes como o licopeno e a luteína, entre outros ingredientes, são aliados para a manutenção da saúde e prevenção de doenças”, afirma.

você pode gostar também