Para fomentar o conceito da Amazônia Azul em sua Área de Jurisdição, o Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), realizou, nos dias 13 e 14 de novembro de 2018, atividades voltadas para a conscientização da sociedade para a importância desse patrimônio.

Na área que abrange a Orla da Ilha de São Vicente e o Complexo da Estação Naval do Rio Negro, foram realizadas limpezas e aproximadamente três toneladas de resíduos impróprios para reciclagem foram retirados. A temática também foi apresentada de forma dinâmica e expositiva para os responsáveis e familiares de alunos da Escola Estadual Almirante Ernesto de Mello Baptista, durante visita ao Esquadrão HU-3.

O “Dia Nacional da Amazônia Azul” é celebrado no dia 16 de novembro. Sancionada pela Lei n° 13.187, de 11 de novembro de 2015, a data foi escolhida em homenagem à entrada em vigor da Convenção das Nações Unidas sobre Direito do Mar (CNUDM), em 16 de novembro de 1994. Além de reforçar a importância social e econômica dessa área para o desenvolvimento do País, o estabelecimento da data comemorativa busca promover o conhecimento sobre o mar brasileiro e suas especificidades.

Recentemente, o Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Carlos Alberto Matias, proferiu uma palestra sobre a Amazônia Azul para os estagiários da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) do Amazonas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here