24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Dia Nacional da Cultura é comemorado com palestra em homenagem a Eduardo Ribeiro

O Dia Nacional da Cultura no Brasil, comemorado dia 5 de novembro, será celebrado com palestra promovida pelo Governo do Amazonas / Secretaria de Estado de Cultura em homenagem a Eduardo Ribeiro.

Para comemorar do Dia Nacional da Cultura no Brasil, celebrado em 5 de novembro, o Governo do Amazonas/Secretaria de Estado de Cultura homenageia um dos grandes ícones da cultura Amazonense, Eduardo Ribeiro, em palestra sobre sua vida e obra, que acontece no Museu Casa Eduardo Ribeiro (Rua José Clemente, nº322 – centro Histórico), às 9h, na sala Walter Góes, com entrada franca.
“Celebrar o Dia Nacional da Cultura com homenagem à memória de um dos grandes realizadores da cultura amazonense, Eduardo Ribeiro, é uma grande alegria, pois trate-se da preservação do seu legado por meio do compartilhamento das informações sobre seus feitos para as novas gerações”, afirmou o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga.
A palestra será ministrada pelo professor de Língua Portuguesa da Fundação Bradesco, Frank James, que durante os dois anos em que trabalhou na Secretaria de Estado de Cultura representou o próprio Eduardo Ribeiro nas visitas guiadas ao Museu Casa Eduardo Ribeiro, caindo no gosto popular.
Para a palestra foram convidados 40 alunos do Ensino Médio do Instituto de Educação do Amazonas, que terão a oportunidade de conhecer como Eduardo Ribeiro influenciou na cultura do Amazonas e como o amazonense era antes dele e depois do legado deixado por ele.
Eduardo Gonçalves Ribeiro nasceu no Maranhão, no dia 18 de setembro de 1862 e faleceu no dia 14 de outubro de 1900. Era conhecido pelo apelido de pensador, em decorrência de ter participado ativamente dos movimentos republicanos e ter editado o jornal O Pensador, no Maranhão. Governou o Amazonas no período de 23 de julho de 1892 a 23 de julho de 1896.

 

No seu governo, mandou fazer o Teatro Amazonas, o Reservatório do Mocó, a Ponte de Ferro da Sete de Setembro, o Palácio de Justiça e inúmeras outras obras, transformando Manaus na conhecida “Paris dos Trópicos”.
Dia Nacional da Cultura

O dia 5 de novembro marca a data de aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923), e comemora o Dia da Cultura no Brasil, data criada em 15 de maio de 1970, pela Lei nº5.579.
Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura www.cultura.am.gov.br

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui