As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes tem programação em Manaus

Gov Agricultura

Na 4ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) realizada na manhã desta quarta-feira, 24/4, a coordenadora do Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Savvis), médica Zélia Campos, apresentou aos conselheiros um dos eventos que a Prefeitura de Manaus vai promover para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio.

De acordo com Zélia Campos, em parceria com o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, a programação vai acontecer no dia 10 de maio, no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, bairro Santo Antônio, das 8h30 às 12h, abordando questões como o conceito de violência sexual e as formas de proteção a crianças e adolescentes.

“A apresentação aos conselheiros de Saúde faz parte do trabalho de divulgação junto à população, sobre a importância do envolvimento de toda a sociedade no combate à violência sexual”, explicou Zélia Campos.

A programação, que acontecerá no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, no dia 10 de maio, será aberta ao público interessado, permitindo a discussão sobre o tema e divulgando os serviços existentes na rede de atendimento.

“Muitas pessoas ainda acham que a violência sexual é apenas caso de polícia e esquecem que também podem ter um impacto para o resto da vida na saúde das pessoas que sofrem esse tipo de violência. Os danos podem ser tanto físicos, incluindo infecções sexualmente transmissíveis e a gravidez indesejada, quanto psicológicos, onde o paciente pode ter insônia, terror noturno, problemas cognitivos, com dificuldade de aprendizado e de memorização”, relatou a médica.

Savvis

O Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Savvis), instalado na maternidade Moura Tapajóz, na Compensa, zona Oeste, faz parte da rede de atendimento de saúde da Prefeitura de Manaus. É preparado para atender casos de violência sexual, funcionando 24 horas, com atendimento de equipe multidisciplinar para reduzir danos e minimizar possíveis sequelas físicas e psicológicas.

Desde 2006, o serviço já atendeu a oito mil pessoas. Desse total, informa Zélia Campos, crianças e adolescentes representam cerca de 90% do atendimento. “É um número alto de pacientes, mas sabemos que vários casos de violência sexual não são denunciados e muitas vezes a pessoa não sabe que pode procurar os serviços de saúde para receber o atendimento necessário. Por isso, é importante debater o tema, colocar o assunto em pauta e divulgar as informações”, afirmou a médica.

Assembleia

A pauta da 4ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Municipal de Saúde de 2019 também incluiu a apresentação da relação final de 196 delegados eleitos na VIII Conferência Municipal de Saúde (VIII Comus), realizada no período de 1º a 3 de abril, e que irão representar Manaus na VIII Conferência Estadual de Saúde, prevista para acontecer no mês de julho.

“Também foi apresentado na assembleia, para ser referendado pelos conselheiros, o relatório final das propostas e diretrizes que foram definidas na Comus e que serão levadas para discussão na Conferência Estadual”, informou o presidente do CMS, Jorge Carneiro, reforçando que as conferências de saúde representam um espaço democrático para definição de propostas para políticas públicas de saúde nas esferas municipal, estadual e federal, reunindo representantes de gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Eurivânia Galúcio/Semsa

Foto: Divulgação/Semsa

você pode gostar também