26.3 C
Manaus
sábado, dezembro 2, 2023

Diabetes amenta risco de doenças cardíacas, Alerta Especialista

O cardiologista Fernando Nobre destaca a importância da prevenção e controle do diabetes, especialmente no Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro. A doença afeta aproximadamente 13 milhões de brasileiros e, se não gerenciada adequadamente, pode levar a graves complicações cardiovasculares como infarto e AVC.

Nobre aponta que altos níveis de glicose sanguínea, combinados com colesterol elevado e pressão arterial, contribuem para a formação de placas de gordura nas artérias, aumentando significativamente o risco de obstruções arteriais. Estudos realizados pelo especialista revelam uma falta de conscientização sobre o diabetes como um fator de risco para doenças cardíacas, com apenas 7% dos avaliados cientes desta conexão.

Mulheres diabéticas enfrentam um risco até 50% maior de infarto comparado a mulheres não diabéticas, enquanto para os homens o risco é aumentado em até 40%. Diabetes Mellitus, decorrente da falta ou ineficácia da insulina, é a causa deste cenário, com o tipo 2 da doença sendo o mais comum no Brasil.

A pesquisa publicada no Journal of the American Heart Association indica que um terço dos adultos com diabetes tipo 2 pode ter doença cardiovascular assintomática. Como medidas preventivas, o Dr. Nobre enfatiza a importância da atividade física e da manutenção de um peso saudável, que, além de melhorar a eficiência da insulina, ajudam a prevenir o avanço do diabetes e suas complicações. Ele conclui enfatizando a prevenção como essencial para evitar consequências sérias à saúde.

spot_img