‘Direito, Tecnologia e Processo Judicial’ é abordado aos residentes jurídicos da prefeitura

O uso da tecnologia, a inteligência artificial no Direito e a jurimetria foram abordados nesta quinta-feira, 24/6, pelo advogado e professor Edson Pontes Pinto durante aula virtual ministrada aos alunos do Programa de Residência Jurídica (PRJ), da Prefeitura de Manaus, coordenado pela Procuradoria Geral do Município, por meio do Centro de Estudos, Divulgação e Biblioteca (CEDB).

O programa alia conhecimento prático com a formação acadêmica em temas relevantes para advocacia pública aos residentes jurídicos que atuam na PGM auxiliando os procuradores municipais.

A abertura da palestra, ministrada de forma on-line, em razão das medidas restritivas de isolamento social impostas pela pandemia da Covid-19, foi realizada pelo procurador-chefe do CEDB, Daniel Octávio Silva Marinho.

De acordo com ele, o uso da inteligência artificial já é uma realidade e por isso é tão importante debater a temática com os residentes.

Durante a aula, o advogado e professor rondoniense Edson Pontes Pinto observou que a realidade de dados é imensa e rica em informações, ao mesmo tempo desafiadora.

“Todo processo da PGM de Manaus, por exemplo, tem uma causa de pedir e na narrativa daqueles fatos podem ser trabalhados dados que informem como o Poder Público deve agir de maneira eficiente. Os dados são os mais diversos como, por exemplo, o índice de inadimplência fiscal em uma determinada área do município”, explicou Edson.

Ele também demonstrou o movimento de tecnologias nas Cortes que vem a cada ano investindo em softwares com o objetivo de ampliar a prestação jurisdicional e também facilitar o acesso à Justiça.

Também prestigiaram a aula a presidente da Associação dos Procuradores da Procuradoria Geral do Município de Manaus (APPMM) e procuradora-chefe do Núcleo de Cobrança da Dívida Ativa da PGM, Tracey Maria da Silva Resende, e o procurador do município Ariel Shalom Benchimol de Resende.

Texto – Elisângela Araújo / PGM

Foto – Marcely Araújo / Semcom