Gerson Antônio dos Santos Mourão tem 64 anos, dos quais 28 anos dedicados à Fundação Cecon

“Eu tinha uma missão, mas não sabia que ia ter essa repercussão tão grande”. A afirmação é do diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), médico Gerson Mourão, que recebeu, na manhã desta sexta-feira (19/07), a Medalha de Ouro da Cidade de Manaus concedida pela Câmara Municipal de Manaus (CMM).

A cerimônia ocorreu no Plenário Adriano Jorge, na CMM, zona oeste da capital, e contou com renomados profissionais da Medicina, autoridades e parlamentares do Amazonas, familiares e amigos de Mourão, além de funcionários da FCecon.

Homenagens – Durante a solenidade, foi exibido um vídeo em homenagem a Gerson Mourão, onde familiares e colegas de profissão falaram da convivência com o médico.

Ser humano, comprometido, grande coração, justiça e dedicação foram as expressões e palavras ditas no vídeo sobre o mastologista, que ficou emocionado.

“Eu tinha uma missão, mas não sabia que ia ter essa repercussão tão grande. Durante a minha vida, eu pautei primeiro em oferecer o serviço à população, lutar pelo SUS, que era uma obrigação histórica nossa. Confesso que fiquei surpreso”, disse Gerson Mourão, ao destacar a campanha feita no Amazonas, anos atrás, para alertar sobre a prevenção ao câncer de mama.

Honraria – A Medalha de Ouro Cidade de Manaus é considerada a maior honraria do Poder Legislativo Municipal e foi proposta pelo vereador Wallace Oliveira e pelo então vereador João Luiz, hoje deputado estadual.

Segundo Wallace Oliveira, a medalha é uma forma do Poder Legislativo Municipal reconhecer os “excepcionais serviços” prestados por Mourão. “É muito bom poder reconhecer a sua importância e trazer isso à sociedade. É um legado que você deixa para o Estado e para o País. Agradeço a Deus pela sua vida, desenvoltura e coragem. Nós que somos agraciados em poder lhe prestar essa homenagem nesta Casa”, disse Oliveira.

O deputado João Luiz destacou que a honraria ao médico também será proposta no âmbito da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Histórico – Gerson Antônio dos Santos Mourão tem 64 anos, dos quais 28 anos dedicados à Fundação Cecon. É médico mastologista, ginecologista, obstetra, cirurgião oncoplástico e de reconstrução mamária, com 34 anos de experiência nessas áreas e em cirurgia de videolaparoscopia.

Primeiro médico a realizar um procedimento de videolaparoscopia ginecológica na FCecon e pioneiro em técnicas de conservação de mama e axila no Amazonas, Mourão é formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e especializado em residência médica pela Universidade de Brasília (UnB).

Gerson foi o primeiro médico a receber o título de especialista em Mastologia no Amazonas e é membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). Foi ele quem fundou a Regional da SBM no estado.

Legenda: Cerimônia teve a presença de autoridades e parlamentares do Amazonas e familiares de Mourão

FOTO: LAÍS MOTTA/FCECON