24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Distrito Industrial recebe equipes da prefeitura para estudos urbanísticos de revitalização

Linhas de produção ditam o mundo feito de indústrias da Zona Franca de Manaus (ZFM) e essa visão inspira arquitetos, engenheiros e equipe técnica da Prefeitura de Manaus, para projetar o “Distrito Turístico”, uma das revitalizações propostas pelo prefeito David Almeida, dentro do programa de crescimento econômico “Mais Manaus”. O “Distrito Turístico” foi tema durante reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), nesta semana.

Em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a Prefeitura de Manaus está se debruçando em estudos e conceitos, a fim de proporcionar melhorias para a capital amazonense, indo além da pavimentação das vias do Distrito Industrial, na zona Sul, e pensando no bairro como atração turística, social e cultural.

Nesta sexta-feira, 2/7, equipes do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), do Conselho Municipal de Gestão Estratégicas (CMGE) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) estiveram visitando várias áreas do Distrito, para dar continuidade aos estudos para requalificação do setor.

“Fomos sentir no Distrito os locais onde existem propostas, que estamos desenvolvendo no Implurb, como compromisso do prefeito David Almeida para transformar o Distrito numa zona de atração turística e também para incremento de novos investimentos. Fomos visitar, junto com o CMGE e Seminf, as áreas em estudo e tivemos gratas surpresas ao perceber que o potencial é muito grande. Vamos ajustar uma série de conceitos e ideias, e na terça-feira (6) teremos reunião com a equipe da Suframa sobre o desenvolvimento da revitalização”, explicou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

A proposta do prefeito, segundo Valente, prevê a transformação no setor industrial como lugar aprazível de se viver e de turismo. “Temos as ideias, os conceitos e novas dimensões após a visita e faremos os ajustes. Grandes surpresas serão apresentadas para a cidade pelo prefeito David Almeida, tão logo os projetos sejam finalizados e aprovados por ele”, informou o diretor-presidente do Implurb.

Também participaram da visita o presidente do CMGE, Arnaldo Grijó, Célio Bernardo Guedes, também do conselho, o vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, o diretor de Planejamento, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro e o engenheiro Claudinei da Silva, da Seminf.

Obras

Conforme o prefeito David Almeida, em menos de três meses, as obras do Distrito estarão concluídas com a pavimentação das ruas, revitalização e paisagismo. Também estão previstas ações de embelezamento da área com um portal de entrada, recuperação do calçadão da Suframa e a criação do Museu da Zona Franca, que está incluído no programa “Mais Manaus”.

“O Distrito vai ganhar uma série de benefícios que configuram o ‘Distrito Turístico’ e tornarão nossa cidade de primeiro mundo, da porta das fábricas para fora, porque ela já é de primeiro mundo da porta das fábricas para dentro”, destacou o chefe do Executivo municipal.

O programa “Mais Manaus”, lançado pelo prefeito David Almeida no dia 17∕6, contempla a construção do Museu da Zona Franca de Manaus, a revitalização urbanística do polo industrial, com ações de paisagismo e urbanismo e outros projetos urbanísticos que tornarão o espaço um importante centro turístico.

O prefeito destacou, ainda, os projetos da Prefeitura de Manaus para o Distrito Industrial, com instalações referentes à infraestrutura e à limpeza urbana, para garantir a manutenção dos espaços.

“A gestão municipal está trabalhando lado a lado com a Suframa, queremos ser parceiros, por isso vamos colocar também ciclovia e iluminação a LED, trazendo melhores condições para as empresas que estão vindo para cá, e para a nossa população que passa e trabalha no local”, comentou o prefeito.

“Mais Manaus”

Nos próximos dois anos, Manaus será transformada em um imenso canteiro de obras, com investimentos superiores a R$ 1,2 bilhão no programa de crescimento econômico e social, o “Mais Manaus”. O pacote de ações tem como objetivo modernizar a capital amazonense, além de gerar aproximadamente 60 mil vagas de empregos, direta e indiretamente.

David Almeida explicou que os investimentos acontecerão, de forma simultânea, em diversas áreas da gestão municipal, assim, entregando uma Manaus mais bonita, organizada e estruturada para a população. Essa é uma das promessas de campanha do prefeito.

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Foto – Divulgação / Implurb

spot_img