27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Do clássico ao sertanejo, do MPB ao rock, do teatro à dança em agenda cultural agitada

O Governo do Amazonas/Secretaria de Estado de Cultura realizam ampla programação cultural para o final de maio, incluindo concerto clássico a shows de rock, sertanejo, MPB, dança e muita animação.

Pra começar, nesta sexta, 29, às 20h, no Teatro Amazonas, acontece o concerto de encerramento da 11ª Semana da Europa no Brasil. Sob execução da Orquestra Amazonas Filarmônica, sob a regência do maestro Luiz Fernando Malheiro, os convidados do concerto serão os europeus Angela Nisi, soprano (Itália) e Giuseppe Tommaso, tenor (Itália). Os ingressos já estão à venda (plateia e frisas) a R$ 20 e, demais setores, entrada livre.

Um show musical preparado para os amantes da música sertaneja é o que será apresentado pela dupla Matheus e Daniel, também na sexta-feira (29), às 18h30, no Parque Rio Negro. Do sertanejo universitário, com Israel Novaes, Gustavo Lima e Luan Santana ao sertanejo de raiz, com as duplas “Chitãozinho e Xororó” e “Milionário e José Rico”, a dupla promete agradar a todas as gerações que curtem o gênero musical.

No sábado (30), às 18h30, será a vez de a cantora amazonense Lucinha Cabral encantar o público do Parque Rio Negro com a valorização da cultura regional, interpretando compositores locais como Célio Cruz e Nilson Chaves. No show, com voz, violão e a percussão de Marinho Simões também haverá um momento de exaltação de compositores do passado, como Noel Rosa, e também da atualidade, como Zeca Baleiro. Como também é compositora, Lucinha Cabral vai apresentar canções como “Acauã”, “Curupira”, “Curumim” e “Lavadeiras Caboclas”, que compôs em parceria com artistas locais.

Enquanto isso, ainda no sábado (30), no Teatro da Instalação (Rua Frei José dos Inocentes, s/n° – Centro), às 18h30, com entrada franca, acontecerá o show de lançamento do disco “No Meu Peito”, da Banda de rock alternativo “Luneta Mágica”, que faz parte do Programa de Apoio às Artes (Proarte) da Secretaria de Estado de Cultura.

A banda ”Luneta Mágica” existe há sete anos e é composta por dois guitarristas, Erick Omena e Pablo Araújo, um baixista, Isaac Guerreiro, um tecladista, Jeferson Santos e um baterista, Eron Oliveira.

No show, a banda apresentará 11 canções autorais do novo CD, mixado em Manaus e masterizado em São Paulo, com influências que vão do rock ao “folck”, buscando as origens da MPB, na fase do Tropicalismo, com Caetano Veloso e Gilberto Gil.

No domingo (31), às 18h30, o Grupo de Teatro Tempo animará o público infantil e familiares com brincadeiras, oficinas de maquiagem e de confecção de brinquedos de sucata, música e teatro com os palhaços “Peteca” e “Fofolete”. Será uma grande festa, com muita interação entre o grupo de teatro e os visitantes do Parque Rio Negro.

Ainda no domingo (31), o Teatro Amazonas apresenta, às 19h, com entrada franca, o espetáculo ”Mães Cantoras do Amazonas”, com Coral do Amazonas, regido pelo maestro Zacarias Fernandes e a participação de oito mulheres cantoras do Amazonas: Márcia Siqueira, Lucilene Castro, Fátima Silva, Cinara Nery, Lili Andrade, Lívia Mendes, Hellen Mendonça e Ketlen Nascimento.

O repertório apresentado irá do erudito ao popular, com o objetivo de reconhecer o trabalho e o empenho das cantoras do Amazonas em divulgar a música local em Manaus e por todo o País.

O espetáculo terá 13 peças musicais como “Maria, Maria”, de Milton Nascimento, “É tão sublime o amor”, de Jane e Herondy, e “Samba da Rosa”, de Vinícius de Moraes e conta com a participação de duas solistas do Coral do Amazonas, Carol Martins e Mirian Abad.

Para o secretário de Estado da Cultura, Robério Braga, a agenda diversificada e repleta de eventos nesse final de maio só reflete a intensidade do movimento cultural em várias frentes. “O importante ao Governo do Amazonas é que o público se divirta e adquira mais e mais cultura com todos nossos artistas”, declarou.

ESPECIAL DANÇA

Na próxima sexta-feira (29), no horário das 9h às 15h, acontecerá mais uma edição do projeto “CDA de portas abertas”, no Teatro da Instalação, com a participação de seis inscritos, entre estudantes de dança da Universidade do Estado do Amazonas e bailarinos do Balé Folclórico do Amazonas.

O projeto é uma oportunidade de vivenciar a rotina de treinos e ensaios dos artistas do Corpo de Dança do Amazonas, com aulas de balé, dança contemporânea, exercícios de condicionamento físico e ensaios de trechos coreográficos.

Ao final da vivência, é realizado um grande bate-papo, no qual são manifestadas as trocas de experiência do dia, entre integrantes do Corpo de Dança do Amazonas e os participantes do projeto.

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura www.cultura.am.gov.br

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui