24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Do lixo ao luxo: alunos da rede estadual reutilizam objetos e dão vida nova ao ambiente escolar

Projeto da Escola Estadual (EE) Benício Leão incentiva a reflexão acerca do consumo consciente

Em tempos em que a sustentabilidade tem sido muito discutida e que os hábitos precisam ser mudados, a Escola Estadual (EE) Benício Leão, localizada na zona sul de Manaus, busca adotar práticas sustentáveis na comunidade escolar, visando a construção de um futuro sustentável. Intitulado “Lixo vira luxo”, o projeto reutiliza garrafas, vidros, sacolas, embalagens, tampas, papelão e outros materiais que são transformados em brinquedos, vasos para plantas, porta mantimentos, acessórios e enfeites.

A iniciativa faz parte do Programa Ciência na Escola (PCE) e visa aprimorar a qualidade do ensino de Ciências nos níveis Fundamental e Médio das escolas públicas brasileiras.

“Nós estamos trabalhando em etapas. Primeiramente, coletamos informações sobre o processo de conversão de desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade e, em seguida, cada aluno desenvolve junto à comunidade ou em sua casa o que é pesquisado, conscientizando as pessoas sobre a reciclagem e realizando trabalhos com materiais recicláveis”, comenta a gestora da unidade escolar, Ádila Marta.

A aluna Luciana Oliveira Silva Oliveira conta como tem desenvolvido com seus familiares as atividades do projeto. “Aqui, nós realizamos uma seleção dos materiais, com intuito de fazer o aproveitamento dos descartes domésticos. Em seguida, realizamos esse reaproveitamento com a comunidade. Sabemos o quanto esta iniciativa contribui diretamente para um futuro com menos impactos ambientais”, disse.

Após a apresentação de todos os objetos feitos com o material reciclável, a comunidade e os estudantes participam de uma exposição, que visa estimular ainda mais os alunos. “Nosso objetivo é mostrar aos estudantes o quanto essa iniciativa é importante para a escola e para o meio ambiente e, com isso, atrair ainda mais participantes para o projeto”, finaliza a gestora.

Mais projetos – Além desta iniciativa, a EE Benício Leão integra mais dois projetos do PCE, são estes: “A contribuição indígena no desenvolvimento sociocultural no vocabulário amazonense” e “Saúde e qualidade de vida no espaço escolar”. Ambas as iniciativas são desenvolvidas por estudantes da unidade escolar e apresentadas ao final do ano letivo escolar.

Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM

spot_img