24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Doação de sangue mobiliza servidores da Seinfra e Suhab

A ação foi coordenada pela Fundação Hemoam, que resultou em 34 bolsas coletadas

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra) aderiu, nesta quinta-feira (13/02) à mobilização de doação de sangue destinada a manter os estoques da Fundação de Hemoterapia e Hematologia do Amazonas (FHemoam), tendo em vista a proximidade do período carnavalesco. A ação contou com a presença do ônibus Vampirão, que ficou estacionado no pátio do prédio da Seinfra e também da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), no bairro Coroado, zona leste de Manaus, o que resultou na coleta de 34 bolsas de sangue.

A ação foi bem recebida pelos servidores da Seinfra e da Suhab,que se apresentaram de forma espontânea para a doação. Embora o estoque de bolsas de sangue da Fundação Hemoam esteja em nível equilibrado para a época, com cerca de 900 bolsas, as campanhas externas prosseguem para manter esse nível estável, de acordo com a assistente social Vilmara Silva, responsável pela triagem dos doadores.

Os servidores da Seinfra se engajaram na campanha comparecendo para a triagem e doação. Foi o caso da arquiteta Maira Castro Lopes, 41, que desde os 21 anos de idade faz doação regular. Nesta quinta-feira, ela aproveitou a presença do Vampirão para fazer mais uma doação. “Penso que, ao doar sangue, eu posso ajudar outra pessoa, mesmo não sabendo quem. Então, eu faço doação com o maior prazer”, disse.

O engenheiro eletricista Heber Anequino Barbosa, 38, também já havia doado sangue antes, por duas vezes, e aproveitou a ocasião para retomar a boa ação. “Desde 2005, eu doei sangue por duas vezes e parei de doar. Quando vi o Vampirão aqui na nossa porta, na Seinfra, resolvi voltar a doar, até para ajudar na campanha”, explicou.

Bloco – As equipes de enfermeiros e assistentes sociais responsáveis pela triagem dos candidatos à doação e pelo recebimento dos doadores no Vampirão contaram com apoio do Bloco do Vampirão, que fará o “esquenta” nessa sexta-feira (14/02), no estacionamento da Fundação Hemoam (avenida Constantino Nery, nº 4.397, Chapada, zona centro-sul), a partir das 17h.

Durante o “esquenta” será apresentada a corte do Carnaval do bloco e também acontecerá a escolha da marchinha-tema deste ano. O Bloco do Vampirão completa 17 anos em 2020 e abrirá o desfile dos blocos e das escolas de samba do Carnaval de Manaus, no Sambódromo, no próximo próximo sábado (22).

FOTO: HERICK PEREIRA/SEINFRA

spot_img