Drive-thru fluvial favorece população ribeirinha Vacina Amazonas em Iranduba

A modalidade diferenciada de vacinação tem chamado atenção e vem sendo aprovada pelas pessoas vacinadas na UBS Fluvial

Garantindo acesso da população à campanha Vacina Amazonas, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial do Cacau Pirêra, no distrito de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus), está funcionando, neste sábado (10/07), desde as 8h, com amplo atendimento até às 18h, para pessoas com idade a partir de 18 anos. A modalidade está sendo aprovada pela população, que tem comparecido à unidade desde as primeiras horas do mutirão.

Somente nesta unidade, mais de 50 servidores estão envolvidos na vacinação. O desafio de atender a população que reside no entorno da cidade foi o que impulsionou o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Iranduba, a estabelecer a UBS Fluvial como um dos quatro postos de vacinação na cidade.

A secretária Nayara Maksoud, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), está coordenando a ação no Distrito de Cacau Pirêra. Ela explicou que a UBS fluvial é uma base de suporte às equipes que estão trabalhando na vacinação, no local. Uma equipe da SES vai de lancha até às pessoas que chegam de canoa para serem vacinadas. No entanto, quem opta pela imunização na modalidade para pedestre também tem acesso a um dos quatro pontos terrestres, instalados no local.

“Aqui em Iranduba, a campanha Vacina Amazonas, na região do Cacau Pirêra, traz uma novidade que é o ‘fluvi-thru’. Então, de acordo com a realidade da população, com a situação que está a cheia, muito forte, nós estamos fazendo a vacinação fluvial. Então nós estamos com muita adesão dos ribeirinhos, nós temos aqui quatro postos de vacinação, tanto terrestre, quanto no meio do rio”, explicou a secretária.

Chegando de canoa, Samuel de Oliveira, 24, encostou o meio de transporte dele na lancha flutuante de aplicação de doses para ser vacinado.

“Eu moro num flutuante e eu vim até a base para me proteger do Corona. Confesso que vim nervoso, mas só em saber que vou ser vacinado para me proteger é muito bom”, destacou o jovem na expectativa da imunização.

Quem também veio de canoa para ser vacinado foi Rosenildo Araújo, 43. Ele aproveitou a oportunidade para fazer um agradecimento ao Governo do Estado.

“Primeiramente agradecer ao Governo do Estado, que trouxe essa vacina para nós aqui e fez hoje esse mutirão de vacina, que todos têm a oportunidade de tomar. Quem não ainda não tomou, que possa vir tomar, porque o negócio é sério. Que venha tomar sua vacina logo, venha se imunizar, porque a vacina está aí, gente, só não se imuniza quem não quiser”, enfatizou.

Além da UBS Fluvial no Distrito do Cacau Pirêra, a população com idade a partir de 18 anos pode ser atendida, também, na Praça dos Três Poderes, que funciona na modalidade drive-thru, no Centro de Convivência do Idoso Onorina Ribeiro Lopes e no Ginásio Josué Araújo de Almeida, da Escola Isaias Vasconcelos, ambos com atendimento para pedestres.

Documentos – Para ser vacinada, a pessoa pertencente ao público-alvo da campanha pode comparecer a um dos quatro pontos de vacinação e apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência para a realização do procedimento.

Confira os locais de vacinação por município:

Iranduba

8h às 18h

– Praça dos Três Poderes

– UBS Fluvial do Cacau Pirera (drive-thru fluvial)

– Ginásio da Escola Izaías Vasconcelos

– Centro do Idoso

Itacoatiara

Sede do município

8h às 20h

– Avenida Parque (drive-thru)

– Escola Municipal Maria Nira Guimarães – Mutirão (pedestre)

– Escola Municipal Jamel Amed – Centro (pedestre)

8h às 17h

– Escola Municipal Osmarina Melo – Poranga (pedestre)

Zona Rural

8h às 17h

– Escola Municipal Maria Constança Pinheiro – Novo Remanso (pedestre)

– Escola Municipal Luiza Mendes – Vila do Engenho (pedestre)

– Escola Municipal Ivo Amazonense de Moura – Vila de Lindoia (pedestre)

– Escola Campo Verde – Iporá (pedestre)

Urucará

8h às 17h

– Praça Central (drive-thru e pedestre)

Itapiranga

8h às 18h

– Praça do Sagrado Coração de Jesus (drive-thru)

– Escola Municipal Maria Rosalina (pedestre)

São Sebastião do Uatumã

8h às 18h

– Rua Álvaro Maia (drive-thru e pedestre)

FOTO: Lucas Silva/ Secom