24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Duas toneladas de pescado são apreendidas pela Polícia Ambiental no Amazonas

Em menos de uma semana, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apreendeu dois veículos transportando ilegalmente filé de mapará (Hypophthalmus Edentatus), que está em período de defeso, sendo protegido pela legislação ambiental para que possa se reproduzir. O primeiro caminhão foi apreendido no último dia 7 (quinta-feira), e o segundo, nesta quarta-feira (13/02), durante ação da operação “Boina Verde”.

Na primeira apreensão, o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAMB) abordou um homem em um caminhão-baú, de placa JWM-4210, que transportava ilegalmente 948 quilos de filé de mapará. O motorista, um homem de 54 anos, foi detido e a carga apreendida. O caso foi registrado na Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema).

Na segunda apreensão, o BPAMB flagrou um caminhão, com placa OAK-7289, com duas toneladas do pescado. A ocorrência foi na rodovia AM-070, conhecida como Manoel Urbano, no município de Iranduba, distante 27 quilômetros da capital. O caminhão foi abordado por volta de 6h, durante um bloqueio policial no quilômetro 10 da rodovia. O motorista do caminhão não apresentou nenhuma documentação que comprovasse que o pescado estava em condições legais.

O motorista de 34 anos foi detido e apresentado, juntamente com a carga, na delegacia de Polícia Civil do município de Iranduba. O pescado foi doado para instituições de caridade credenciadas.

Denúncias – O Batalhão Ambiental alerta que realizar o transporte de pescado ilegal em período do defeso configura crime ambiental. Quem é flagrado responde as penalidades prevista em legislação penal.

Denúncias podem ser feitas ao Batalhão Ambiental pelo telefone (92) 98842-1547 ou diretamente na sede do BPAMB, localizado na Vila Olímpica, acesso pela rua Álvaro Maia, Alvorada I, zona centro-oeste.

FOTO: DIVULGAÇÃO/PMAM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui