Dupla é presa carros roubados são recuperados em um sítio no Ramal do Brasileirinho

A equipe de investigação da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv) deflagrou ação policial na noite desta sexta-feira (02/11), por volta das 21h, que resultou nas prisões, em flagrante, de Cintia Araújo da Costa, 31, e Júlio Melquiades de Souza, 35, conhecido como “Júlio Peruca”, em um sítio, localizado no Ramal do Brasileirinho, Loteamento João Paulo, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus, que funcionava como desmonte de veículos. As informações são do delegado Cícero Túlio, titular da especializada.

Com os infratores foram recuperados dois veículos provenientes de roubos e diversas peças de veículos decorrentes da ação criminosa. O resultado da ação policial foi apresentado na manhã deste sábado (3/11), durante coletiva de imprensa realizada às 10h, no prédio da Derfv. Na ocasião, esteve presente o Secretário de Segurança Pública do Estado do Amazonas, Coronel Amadeu Soares, que enfatizou que as investigações sobre o caso estão só começando. Há informações de outros membros da quadrilha. Além das investigações, a secretaria tem intensificado operações para prender suspeitos e coibir delitos. “No dia de ontem, durante a operação, deixamos de entrar no Ramal do Brasileirinho porque a equipe do Cícero Túlio já estava fazendo diligências para localização de veículos roubados, na região do Tarumã, na casa de um servidor do Tribunal de Justiça. Um veículo foi localizado pela Rocam e depois os outros foram localizados. As investigações estão só começando porque parece se tratar de uma organização numerosa”, disse coronel Amadeu.

De acordo com Cícero Túlio, o local onde a dupla foi presa funcionava como desmonte de veículos provenientes de ações criminosas. Segundo o delegado, as diligências em torno do caso foram iniciadas após um servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) registra um Boletim de Ocorrência (BO) relatando um roubo ocorrido na casa dele, na madrugada de quinta-feira (1º/11), no Conjunto Parque das Mansões, bairro Tarumã, zona oeste da capital.

Segundo o titular da Derfv, na ocasião do roubo, quatro elementos renderam o homem e a família dele, e os amarraram por aproximadamente quatro horas. Durante a ação criminosa, foram subtraídos do lugar dois carros sendo um da montadora Fiat, modelo Uno Vivace, de cor prata, de placas PHA-1040, e um da montadora Toyota, modelo Corolla, de cor marrom e placas PHR-7399, que foi recuperado ainda na noite do delito por policiais militares, no Conjunto Francisca Mendes, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.

“Durante os trabalhos, tomamos conhecimento de que o veículo modelo Uno da vítima tinha sido levado para o sítio onde operava o desmonte de veículos. Em ato contínuo, nos deslocamos até o local onde encontramos Cintia e Júlio e o automóvel roubado. No lugar, encontramos, ainda, um veículo modelo Onix, de cor vermelha e placas PHY – 6960, que foi roubado no dia 18 de setembro deste ano, no bairro Novo Aleixo, zona norte, além de várias peças de veículos decorrente de desmonte”, relatou Cícero Túlio.

Apoio – A autoridade policial destacou que, devido ao difícil acesso ao sítio, a Derfv solicitou apoio logístico do Núcleo Especial de Operações de Trânsito (Neot) do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), que enviou dois carros guinchos para auxiliar na remoção dos veículos recuperados durante a ação policial.

Associação Criminosa – Conforme o delegado, Cintia e Júlio fazem parte de um grupo especializado em roubos, furtos e adulteração de veículos que atua na capital. “Existem outros indivíduos neste bando, integrantes que encomendam e efetuam os roubos e elementos responsáveis pelo desmanche desses veículos, revenda de peças ou clonagem de veículo, para que estes possam ser utilizados em práticas criminosas. As investigações seguem em andamento para identificar e prender os outros envolvidos nessa associação criminosa”, enfatizou Túlio.

Ainda segundo o titular da Derfv, Júlio seria o responsável por realizar o desmonte dos veículos roubados que eram deixados no local após os comparsas dele efetuarem os roubos. Já Cintia guardava as peças retiradas dos veículos, além de ser, também, responsável por esconder os automóveis roubados pelo companheiro dela, identificado apenas como Antônio Sales, que está sendo procurado pela polícia.

Flagrante – Cintia e Júlio foram autuados em flagrante por receptação e associação criminosa. Ao término dos procedimentos cabíveis na Derfv, a dupla será levada para Audiência de Custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, bairro São Francisco, zona sul da capital.

FOTO: Lana Honorato/ Assessoria de Imprensa da Polícia Civil.