25.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Durante pandemia, Adaf inspecionou mais de 100 mil animais em agroindústrias para beneficiamento de alimentos

Ação garantiu o abastecimento de alimentos no estado

Mesmo diante da pandemia do novo coronavírus, as ações de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal, além de outras atividades consideradas essenciais, da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), não foram paralisadas. Neste período, a Adaf inspecionou mais de 100 mil animais em agroindústrias para o beneficiamento de alimentos.

A ação garantiu o abastecimento de alimentos no estado do Amazonas. Ao todo, 68.500 aves, 42.431 bovídeos e 581 suínos foram inspecionados. “No que diz respeito, especificamente, à inspeção de produtos de origem animal, é um trabalho que é realizado pelos nossos médicos veterinários junto às agroindústrias, seja matadouros, laticínios, entrepostos de pescados que beneficiam esses produtos para chegar às prateleiras dos supermercados e às mesas dos consumidores, garantindo a qualidade e as condições necessárias dentro dos padrões das normas sanitárias”, comentou o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo.

As inspeções da Adaf são realizadas em estabelecimentos que possuem o Serviço de Inspeção Estadual (SIE), sendo empreendimentos da agroindústria familiar de carne e derivados, estabelecimentos industriais para leite e derivados, pescados e derivados, abelhas e derivados, ovos e derivados e produtos não comestíveis.

Responsabilidade- Nesse serviço, as equipes da Adaf têm como responsabilidade controlar a qualidade das condições higiênico-sanitárias dos produtos de origem animal. Por isso, é necessário que as equipes realizem atividades de inspeção ante mortem e post mortem nesses estabelecimentos, pois, por meio deste procedimento de vigilância sanitária e medicina preventiva é possível identificar os animais com patologias que representam riscos à saúde pública.

SIE AM- Atualmente, estão registrados no SIE, 165 empreendimentos de produtos de origem animal, entre eles: abatedouro de bovídeos (10), abatedouro de suínos (2), abatedouro de aves (1), unidade de beneficiamento de carne e produtos cárneos (30), fábrica de laticínios (23), usina de beneficiamento (1), queijaria (13), unidade de beneficiamento de pescado e produtos de pescado (41), abatedouro frigorífico de pescado (01), entreposto de mel e cera de abelha (03), unidade de beneficiamento de ovos e derivados (1), granja avícola (35) e unidade de beneficiamento de produtos não comestíveis (01).

Foto: Divulgação/Adaf

spot_img