24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

“É preciso se preparar para os gastos de final de ano”, indica especialista

Diante de 41% da população adulta do país inadimplente, o planejamento financeiro se faz cada vez mais necessário

Com o início do mês de outubro, começa também o planejamento para novos gastos com datas comemorativas e presentes: Dia das Crianças, amigo secreto, férias, Natal e Ano Novo. Contudo, especialistas indicam que é preciso conter a empolgação e fazer um planejamento financeiro para esse período.

A recomendação vale principalmente para aqueles que estão endividados ou inadimplentes – 62,9 milhões de brasileiros, ou seja, 41% da população adulta brasileira, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

“O nome limpo é o nosso maior patrimônio. Nos dá a possibilidade de crescer e ter qualidade em nossas vidas”, defende Cleverson Luiz Pereira, professor de Cenários Econômicos do Centro Universitário Internacional Uninter.

O especialista afirma que é preciso fazer um levantamento das despesas e receitas que serão efetivadas até o final de ano antes de pensar em gastos extras. Após a comparação desses dois parâmetros, é possível avaliar se há a possibilidade de comprar presentes ou pagar férias para a família.

Para aqueles que estão endividados, Pereira defende que a renda extra, como o 13º salário e a participação em lucros de empresa, seja revertida para o pagamento de contas em atraso. “Nesse período, os credores estão receptíveis e fazem propostas atrativas para a solução do vencido. Assim é possível reduzir juros de multa e de mora que dificultam a quitação de dívidas”, orienta o professor.

Compras e gastos

Se for possível realizar gastos extras, o professor indica a pesquisa na internet e junto a amigos para encontrar os menores preços e promoções, além de planejar-se para comprar com antecedência e evitar as altas de preços que antecedem os feriados.

“Lembre-se que o valor do presente reside na intenção de agradar alguém, não no preço monetário”, defende. O professor recomenda comprar à vista, e, se for preciso, optar pelo número menor de parcelas, com baixa ou nenhuma taxa de juros.

Sobre o Grupo Uninter

O Grupo UNINTER é o maior centro universitário do país, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Sediado em Curitiba – PR, já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 200 mil alunos ativos nos mais de 200 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Com mais de 700 polos de apoio presencial, estrategicamente localizados em todo o território brasileiro, mantém quatro campi no coração de Curitiba. São 2 mil funcionários trabalhando todos os dias para transformar a educação brasileira em realidade. Para saber mais acesse uninter.com.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui