27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Eclipse Total da Lua da próxima sexta-feira (27) será o mais longo do século 21

Foto: EBC

Nesta sexta-feira (27), os brasileiros vão ter a oportunidade de ver o eclipse total da Lua, ou seja, o momento em que Lua passa pela sombra da Terra. Segundo a pesquisadora do Observatório Nacional, Josina Nascimento, este será o eclipse total mais longo do século 21.

“Neste eclipse agora do dia 27 de julho, nós vamos ter a lua passando bem pelo centro da sombra da Terra, o que vai fazer com que o tempo de duração do eclipse total seja o maior de todo o século. Este eclipse é o que tem a maior duração do século 21 de todos os eclipses.”

Segunda a pesquisadora, para toda a parte leste do Brasil a Lua já vai nascer durante a fase total do eclipse.

“O eclipse total vai começar às 16h30min, horário de Brasília. Neste horário, para quem está no Rio (de Janeiro), para quem está na localidade da faixa leste do Brasil, a Lua ainda não nasceu, então a gente não está vendo o início do eclipse total. Na faixa leste do Brasil, pegando ali desde São Luís, vindo por toda a faixa leste, cortando o centro do Brasil, inclusive Brasília, quando a Lua nascer, ela já vai estar totalmente eclipsada. Então a gente ainda vai conseguir ver o eclipse total por alguns minutos.”

Já para a parte oeste do país, como por exemplo, Cuiabá, Campo Grande, o eclipse só vai poder ser visto como parcial. Então, a partir das 18h13min a Lua começa a sair da sombra mais escura, que é a chamada umbra, e isso marca o início do eclipse parcial, que vai até às 19h19min. Nesse instante a Lua começa a entrar na sombra mais clara e isso marca a fase penumbral do eclipse, que vai terminar às 20h29min.

A pesquisadora do Observatório Nacional, Josina Nascimento, enfatiza ainda a beleza de um fenômeno como este.

“Normalmente quando a Lua está totalmente eclipsada, a gente vê o aspecto da Lua, fica muito bonito, porque ela fica com uma tonalidade laranja avermelhada. Como, neste momento em que a Lua vai estar nascendo, o sol vai estar se pondo, o céu vai estar um pouco claro. Então, talvez, essa coloração laranja-avermelhada não fique tão evidente quanto ficaria se já estivesse totalmente escuro.”

A previsão é que na noite de 20 para 21 de janeiro de 2019, o Brasil inteiro veja o eclipse total da Lua do início ao fim.

Reportagem, Cintia Moreira

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui