25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

ECONOMIA: Analistas projetam queda no dólar e na inflação, segundo Banco Central

A projeção do mercado financeiro para a cotação do dólar baixou de três reais e 46 centavos para três reais e 40 ao final deste ano. Para 2017, o mercado estima que a moeda americana feche o ano em três reais e 55 centavos. As informações foram divulgadas no último Boletim Focus, do Banco Central, que apresenta os resultados de um levantamento diário feito com as previsões de cerca de 120 bancos, gestores de recursos e outras instituições.

Além da estimativa de queda do dólar, o levantamento também apontou, pela segunda semana seguida, uma leve diminuição na inflação. De acordo com o Boletim Focus, a mediana das projeções para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, que indica a inflação oficial do país, passou de 7,27 por cento para 7,26 por cento. Para 2017, a projeção da inflação também caiu e foi de 5,43 para 5,40 por cento. Isso significa que, apesar de dentro do teto fixado para 2017, o valor ainda está longe do objetivo central de 4,5 por cento.

O Boletim Focus é divulgado todas as segundas-feiras pelo Banco Central e aponta quais são as perspectivas do mercado para as principais variáveis macroeconômicas.

Reportagem, Bruna Goularte

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui