As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

ECONOMIA: FMI projeta queda menos brusca no PIB brasileiro para 2016

O Fundo Monetário Internacional, o FMI, espera uma queda menor da economia brasileira em 2016. Em relatório divulgado nesta terça-feira (19), o FMI melhorou pela primeira vez, depois de cinco projeções de queda, a expectativa para o Produto Interno Bruto brasileiro.
As previsões para o PIB passaram de uma queda de 3,8 por cento para um encolhimento de 3,3 por cento. Isso significa que o FMI ainda espera uma queda no PIB para este ano, mas prevê uma diminuição menos brusca.

Na segunda-feira (18), o Boletim Focus divulgado pelo Banco Central também projetou uma queda mais amena do PIB para 2016. A projeção realizada com mais cem bancos e instituições financeiras apontou uma perspectiva de contração da economia, que foi de queda de 3,30 por cento para diminuição de 3,25 por cento.

O relatório do FMI também analisou as consequências da saída do Reino Unido da União Europeia. Para o Fundo Monetário Internacional, o resultado do referendo surpreendeu os mercados financeiros do mundo. O FMI acredita que a saída da Reino Unido pode significar um impacto negativo para a economia mundial. De acordo com o órgão, a incerteza gerada pela decisão vai abalar o investimento, o mercado e a confiança do consumidor.
Reportagem, Bruna Goularte

você pode gostar também