24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

ECONOMIA: Indicador de desemprego sobe 1% em dezembro, diz FGV

O Indicador Coincidente de Desemprego, o ICD, medido pela Fundação Getúlio Vargas subiu 1 por cento no mês de dezembro de 2015 e chegou a 100 pontos. Esta foi à quarta alta consecutiva da tendência de aumento de desemprego e o maior nível da atingido desde março de 2007, quando o indicador chegou a 101,5 pontos. Comparando com os números de dezembro de 2014, o crescimento acumulado foi de 35,9 por cento.
O ICD é formado a partir de dados separados, em quatro classes de renda familiar, procurando captar a percepção do consumidor sobre a situação presente do mercado de trabalho. De acordo com a FGV, o indicador reflete o aumento do desemprego que é percebida por consumidores de todas as faixas de renda familiar, com destaque para os extremos, uma vez que envolve tanto as famílias de renda mais baixa, como as que têm renda mais elevada.

O avanço do ICD em dezembro teve contribuição dos consumidores com renda mensal de até 2 mil e 100 Reais, cujo Indicador de Emprego variou 2,2 por cento, enquanto a faixa dos que possuem renda superior a 9 mil e 600 Reais teve alta de 2 por cento.

Reportagem, João Paulo Machado

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui