25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

ECONOMIA: Micro e pequenos empreendedores são orientados sobre dívidas com a OI

Riberto Nunes tem 52 anos de idade e mora em São Paulo. Para ganhar a vida, ele criou uma pequena empresa chamada Evercold Refrigeração Comercial. Na Evercold, Riberto vende os produtos para vários clientes. Um deles é a OI, empresa que foi uma grande conquista para Riberto. Mas desde que a OI entrou em crise e pediu recuperação judicial na justiça, não apenas Riberto, como outros dois mil micro e pequenos empresários foram afetados pela notícia.
Quando uma empresa grande como a OI pede recuperação judicial, significa que ela precisa de um tempo para organizar suas contas e pagar as dívidas que tem. O objetivo dessa folga para quitar os débitos é evitar a falência. Para a Evercold, por exemplo, a OI deve cerca de 40 mil reais. Riberto Nunes explica que fez um acordo com a empresa e que espera que a dívida seja quitada. “Eu trabalho com a OI já deve fazer um ano. O que aconteceu foi que quando ela entrou com esse pedido de recuperação judicial, ela começou a atrasar os pagamentos. Mas atrasou por causa do acordo, por causa desse pedido. E se não pagar vai ser bem difícil para nós, que somos uma empresa pequena”.

Quase 20 por cento das 13 mil credoras da OI são micro e pequenas empresas. Por isso, o Sebrae fez uma parceria com a Ordem dos Advogados Brasil e criou o Recupera MPE. O objetivo do programa é orientar todos os pequenos e micro empreendedores que esperam pelo pagamento da OI. O impacto da dívida nesses empreendimentos já soma 158 milhões de reais, o que pode prejudicar a sobrevivência dos pequenos negócios, como explica o presidente do Sebrae, Guilherme Afif. “Quando ela entra em recuperação e deixa de pagar, esses micro e pequenos fornecedores podem até quebrar, porque está faltando dinheiro para o dia-a-dia que ela forneceu e não conseguiu pagar. Daí a proteção da lei a este pequeno credor”.

Qualquer micro ou pequeno empreendedor que estiver na lista dos credores da OI e não souber como proceder pode entrar a página do Recupera MPE. Lá, é possível ter acesso à lista completa de credores, à legislação relacionada ao processo, e a outras orientações sobre como agir. Para isso, basta entrar na internet, no site: sebrae.com.br

Reportagem, Bruna Goularte

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui