27.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

ECONOMIA: Prévia da inflação desacelera e fica em 0,19% em outubro

Os brasileiros estão sentindo nos bolsos a queda dos preços dos alimentos em outubro .A prévia da inflação oficial do Brasil, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, o IPCA-15, diminuiu neste mês e ficou em 0,19 por cento. A taxa, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nesta sexta-feira (21) é menor que a registrada em setembro, quando o indicador ficou em 0,23 por cento.

No acumulado do ano, a prévia da inflação ficou em 6,11 por cento, abaixo dos 8,49 por cento registrados no mesmo período do ano passado. Em 12 meses, o índice já chega a 8,27 por cento, abaixo dos 8,78 por cento dos 12 meses imediatamente anteriores.

A queda na prévia da inflação em outubro foi provocada, principalmente, pelos alimentos, que ficaram 0,25 por cento mais baratos. Entre as comidas que mais ajudaram a aliviar o bolso dos brasileiros está o leite longa vida, que ficou quase oito e meio por cento mais barato, a batata-inglesa, 13 por cento mais barata e as hortaliças que tiveram uma queda de seis por cento nos preços.

Por outro lado, o preço dos transportes aumentou 0,67 por cento e foi o que mais contribuiu para que o índice não caísse ainda mais.

Fotos:Daniel Marenco / Agência O Globo

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui