26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Economista da PRODAM ganha pela segunda vez prêmio de Empreendedorismo Consciente

Com projeto em que o plástico passa ser uma alternativa mais atraente para reciclagem, o economista da Empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (PRODAM), Mário Augusto Batista Rocha, da Divisão de Perfil e Desempenho (DPDES), foi classificado em terceiro lugar nos prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente – Edição 2015.

O projeto consiste na criação inovadora do Composto de Resíduo Plástico (Crep) desenvolvido por meio de uma máquina chamada ‘creponeira’, também criada pelo economista. Em 2013, o colaborador já havia conseguido facilitar o processo de coleta, armazenamento e transporte do plástico por meio do ‘Pisapet’, uma criação dele que permite diminuir em 80% o volume das garrafas de plástico e, agora, com o Crep, fecha-se a cadeia de reciclagem.

“Será possível pegar o lixo que flutua em nossos rios, contendo rótulo, tampa, resíduo de argila, musgo ou areia, submeter ao processo simplificado de aquecimento e mistura da ‘creponeira’ e obter um material semelhante ao asfalto que, colocado em moldes, produz artefatos diversos, os quais poderão ser aplicados em três horas e utilizados na construção civil para montagem de bancos de praças, tijolos, estacas de cerca etc”, destacou o economista.

Para ele, as diversas possibilidades do uso do Crep serão um incentivo para que o plástico seja objeto de interesse das cooperativas e profissionais de reciclagem tal como ocorre com o alumínio e papelão.

Reconhecimento
Essa não é a primeira vez que Mário Augusto é reconhecido por suas ideias criativas na área ambiental. Desde 2012, o colaborador apresenta soluções inovadoras com foco sobretudo na destinação correta das garrafas PET. Em 2013, o projeto ‘Zero Pet nos Rios’ ficou em segundo lugar também nos Prêmios da Amazônia e, em 2014, Mário recebeu uma medalha de Honra ao Mérito Ambiental pela criação do ‘Pisapet’, em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa.

Histórico
Na infância, o colaborador já utilizava sua criatividade para criar brinquedos alternativos feitos com o reaproveitamento de materiais: cata-ventos de plástico da embalagem de água sanitária, carrinhos de rolimã com rolamentos de carro, telefone sem fio a partir de copos descartáveis, entre outros.

O tempo passou, Mário formou-se em economia e com o ingresso na PRODAM, em 2007, na área de Suprimentos, teve a oportunidade de conhecer mais sobre a área de reciclagem de materiais nos cursos que participava de qualificação de fornecedores. Para ampliar seu conhecimento sobre o tema, o colaborador acaba de concluir sua especialização em Gestão de Recursos Naturais e Meio Ambiente.

Na internet, Mário possui um vídeo no youtube com a demonstração do ‘Pisapet’ com mais de três mil acessos. Tanto interesse reflete em vendas em todo o Brasil. Segundo o colaborador, pessoas de diferentes regiões do país o procuram com interesse em comprar a invenção. O colaborador também já produziu e comercializou centenas de churrasqueiras “bafinho”, confeccionadas a partir das botijas de gás usado em condicionadores de ar.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui