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sexta-feira, março 29, 2024

Educação corporativa: uma importante ferramenta de desenvolvimento

Conheça o case da Whirlpool Latin America, que possui uma academia de conhecimento própria e colhe frutos após três anos de atuação
Implementar uma ferramenta de gestão dedicada exclusivamente à educação dos colaboradores parece ser algo complicado. Afinal, existem muitas variáveis envolvidas, que vão desde a motivação para a sua criação, até a definição estratégicas dos cursos a serem ministrados. Porém, quando o assunto é o alinhamento do negócio, tendo em vista o modelo de liderança aplicado a todos os colaboradores, sua utilização se torna indispensável.

Andrea Clemente, diretora sênior de Recursos Humanos da companhia, afirma que esta é uma forma de oferecer aos talentos justamente aquilo que eles buscam: apoio e desafios para o seu desenvolvimento profissional. “Na Whirlpool ofertamos trajetórias educacionais a colaboradores de todos os níveis hierárquicos. A missão da universidade corporativa, criada no Brasil em 2013, é desenvolver competências estratégicas – a partir de uma metodologia aplicada globalmente – e garantir pessoas altamente capacitadas e engajadas para executarem suas funções atuais e futuras”, completa.

Trata-se de uma iniciativa complementar para empresas que adotam, como a exemplo da Whirlpool, o aprendizado on the job e a definição de Planos de Desenvolvimento Individual. “Neste cenário, a grade educacional da universidade corporativa acompanha os desafios diários dos profissionais, assim como oferece suporte para que os gestores compreendam a fundo o Modelo de Liderança da empresa e possam replicá-lo em suas atitudes diárias com suas equipes”, destaca Andrea.

Tendo em vista o alto grau de excelência requerido, instituições parceiras, consultorias especializadas e multiplicadores internos garantem a assertividade no conteúdo programático das aulas. Os treinamentos, aplicados aos colaboradores conforme suas necessidades, vão desde temas mais genéricos sobre negócios e gestão até módulos mais técnicos. “Buscamos acolher os colaboradores recém-chegados por intermédio da universidade corporativa e conduzimos sua educação ao longo de sua carreira na empresa. As academias Whirlpool, Funcional, de Negócios, de Liderança e Six Sigma são ideais para o aprimoramento de competências em Tecnologia, Inovação, Finanças, Gestão, entre outras áreas de relevância para o negócio”, pontua a executiva.

A grade de treinamentos é definida pelo RH, atendendo as necessidades estratégicas da Companhia e as aulas são aplicadas em dois formatos: presencial e online.

Sobre a Whirlpool Latin America

A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, é líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos. É reconhecida e premiada por oferecer produtos inovadores aos consumidores, desenvolver e atrair talentos de alto desempenho e por ser comprometida com a sustentabilidade. Admirada por suas marcas, a empresa leva a qualidade, preocupação com o meio ambiente e paixão por seus produtos para cerca de 100 milhões de lares brasileiros, o que representa um produto a cada dois domicílios. Atualmente, conta com cerca de 11 mil funcionários distribuídos entre o centro administrativo e as fábricas localizadas em Joinville (Santa Catarina), Manaus (Amazonas) e Rio Claro (São Paulo), além de 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia. Na América Latina, tem escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana e Miami.

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