24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Educação e Cidadania – Projeto ‘Vida no Trânsito’ será ampliado para 28 escolas da rede estadual

Desenvolver ações educativas e de cidadania é o principal foco do projeto “Vida no Trânsito”. Aplicado em todo o território nacional, a ação educativa que foi realizada inicialmente em sete escolas da rede pública estadual no ano de 2014, será ampliada, em 2015, para 28 unidades de ensino.
No Amazonas, as atividades são coordenadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

De acordo com a representante da Seduc e gerente de Programas, Projetos e Atendimento ao Escolar, Adriana Boh, no Amazonas, o projeto nacional conta ainda com o incremento do programa “Jovem Multiplicador” que propõe ações e atividades visando formar educadores e jovens multiplicadores sobre a segurança no trânsito, contribuindo para a promoção de atitudes éticas.

Para anunciar a expansão e apresentar o cronograma de atividades previsto para 2015, a Seduc e as demais entidades parceiras reuniram estudantes, professores e técnicos em um encontro de formação realizado esta semana no Instituto de Educação do Amazonas (IEA). “A exemplo do que já ocorreu no ano passado, a intenção é formar uma rede de multiplicadores de informações. Focando na participação dos alunos, esperamos que as orientações e mensagens cheguem às famílias e sociedade, na expectativa de termos, na prática, um trânsito mais seguro”, explicou Adriana Boh.

Dentre as ações previstas para 2015 está a sensibilização dos alunos para que repeitem as leis de trânsito e atentem para questões relacionadas ao pedestre, como a necessidade de atravessar na faixa. “São atitudes como estas que contribuirão para que tenhamos um trânsito mais ético e pacífico”, salientou Adriana Boh.

A assistente social e responsável técnica pelo projeto “Vida no Trânsito” pela Semsa, Talita Neves, enfatizou a relevância de se abordar a temática nas escolas. “O projeto visa reduzir os índices de fatalidades em acidentes de trânsito na cidade de Manaus. Nesse sentido, o projeto Jovem Multiplicador tem muito a contribuir, pois fomenta a cidadania, incentivando os estudantes a desenvolverem planos de ação dentro das escolas, ou seja, são alunos disseminando essas informações a outros jovens”, comentou.

A estudante do 9º ano do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa, localizado no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus, Milena Gomes, 14, participou da formação e destacou a relevância da ação educativa. “Considero muito importante abordarmos as questões que envolvem o trânsito em sala de aula, já que todos os anos acontecem inúmeras fatalidades. Dessa forma, é importante que saibamos como agir no trânsito, para que esses acidentes sejam reduzidos”, ressaltou a estudante.

No Ceti Elisa Bessa Freire, conforme o professor da escola, Esmeraldino Ribeiro, o projeto conta, desde o ano passado, com ações diferenciadas direcionadas aos alunos. “O projeto foi incorporado calendário de ações da escola e tem repercutido positivamente, sensibilizando os alunos para um convívio ético e com maior cidadania no trânsito”.

Expansão – Em 2015 o projeto “Vida no Trânsito” será aplicado nas escolas estaduais Nilo Peçanha, Francisco Albuquerque, Ruy Araújo, Tiradentes, Adalberto Vale, Djalma Batista, Sant’anna, Sólon de Lucena, Artur Araújo, Francisca Botinely, Petrônio Portela, Antônio Encarnação, Júlia Bittencourt, Vasco Vasques, Demóstenes Travessa, Hilda Tribuzzy, Julio César de Moraes, Ayrton Senna, Haideé Cabral, Sebastião Augusto, Marcantonio Vilaça 1, além dos Cetis Áurea Braga, João dos Santos Braga, Elisa Bessa, Zilda Arns, a Aldeia do Conhecimento, o Instituto de Educação do Amazonas (IEA) e o Colégio Amazonense Dom Pedro II.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui