As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

EDUCAÇÃO: Mais de oito milhões de brasileiros estavam matriculados no ensino superior em 2015

O número alunos matriculados no ensino superior já supera oito milhões no Brasil. De 2014 para 2015, houve um aumento de 2,5 por cento nas matrículas, o que significa que o ensino superior brasileiro está se equiparando, em tamanho, ao ensino médio. Só na rede privada, as matrículas aumentaram 3,5 por cento. Por outro lado, diminuíram em 0,5 por cento nas instituições públicas. Os dados fazem parte do censo divulgado nesta quinta-feira (6) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep.

De acordo com o Inep, cinco milhões e 600 mil novas vagas, assim como vagas remanescentes, não foram preenchidas em 2015, na rede pública e privada. Só 13,5 por cento das vagas remanescentes foram ocupadas no ano passado. Apesar de a rede federal ter o maior percentual de preenchimento das vagas que sobram, mais de 84 mil não foram preenchidas nas universidades públicas.

Ainda de acordo com o censo, as faculdades privadas têm uma participação de quase 76 por cento no total de matrículas na graduação. A rede pública fica com 24 por cento, ou seja, a cada quatro alunos de graduação, três estudam em instituições privadas.

Os cursos de bacharelado continuam liderando as escolhas dos estudantes no Brasil e correspondem a 63,5 por cento do total de matrículas. Os cursos de licenciatura estão logo atrás, com 18,1 por cento das matrículas. Os cursos tecnólogos têm aproximadamente 17,7 por cento de matrículas.
Reportagem, Bruna Goularte