24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

EJA ganha reforço profissionalizante no SESI e SENAI

A Educação de Jovens e Adultos (EJA), que até este ano tem sido oferecida regularmente pelo SESI, a partir de 2020 terá o SENAI como parceiro no Amazonas. Neste mês de novembro, as duas instituições concluem as turmas-piloto da nova modalidade EJA Profissionalizante SESI SENAI. A combinação do ensino regular com a qualificação profissional abre para o aluno novas perspectivas no mercado de trabalho.

De acordo com a gerente de EJA do Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas), Patrícia Bezerra, pelo menos 60 alunos do programa vão concluir agora a formação teórica e prática nas turmas de instalador hidráulico residencial, padeiro e operador de microcomputador, oferecidas pelo SENAI, com uma média de 200h por curso.

A proposta pedagógica, segundo Patrícia, além de conciliar o ensino médio com a qualificação profissional, é oferecer aulas presenciais e a distância nas duas modalidades.

O número de vagas na EJA Profissionalizante SESI SENAI, em 2020, corresponde a 15% do total oferecido regularmente pelo SESI. Das 3.959 vagas abertas a partir de janeiro, 560 estarão voltadas para a EJA Profissionalizante, que oferecerá os cursos de eletricista industrial, dry wall, pizzaiolo, panificação, sistema de direção, suspensão e freios, e design de moda, todos por meio do SENAI.

Voltada de preferência para o trabalhador da indústria e seus dependentes, a EJA Profissionalizante atende também a comunidade desde que o interessado tenha a partir de 18 anos de idade e comprovante de conclusão do Ensino Fundamental.

Na EJA Profissionalizante SESI SENAI o aluno, além dos certificados das duas instituições reconhecidos pelo MEC, pode contar com a redução da carga horária de estudos, no ensino médio, por meio do reconhecimento de saberes, formais e informais.

O curso é semipresencial, com 80% das aulas realizadas a distância. A duração, no ensino médio, é de aproximadamente 18 meses ou cerca de 1.200 horas. Na qualificação profissional, a duração é de quatro meses ou até 200 horas.

Depois de fazer duas qualificações no SENAI, a aluna Francivânia Monteiro da Silva, 42, aderiu ao projeto-piloto da EJA Profissionalizante e agora está concluindo o curso de operador de microcomputador. Mãe de duas filhas, uma de 15 e outra de 17, ela tira o sustento da família da confecção de laços personalizados, um acessório da moda entre as adolescentes. O aprendizado do curso do SENAI mais o reforço da matemática do SESI já está dando resultados práticos para a microempreendedora, que já consegue montar planilhas para controlar entradas e saídas de produtos.

“Através da EJA do SESI, eu fiz os cursos de empreendedorismo e de tecnologia da informação, todos no SENAI, que foram muito satisfatórios e estão sendo muito úteis para mim”, diz Francivânia. “E agora eu pretendo fazer o curso de agente de portaria”, disse.

Informações adicionais sobre a EJA Profissionalizante SESI SENAI podem ser obtidas presencialmente na Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa, na Alameda Cosme Ferreira, 3295, no São José, pelo telefone (92) 3238-5226 ou pelo e-mail educaçã[email protected]

As qualificações que você pode fazer na EJA SESI SENAI:

· Eletricista industrial

· Dry wall

· Pizzaiolo

· Panificação

· Sistema de direção, suspensão e freios

· Design de moda

Foto: Divulgação

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui