As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

EJA SESI abre matrículas para novas turmas

O Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas) está com matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). As matrículas têm início nesta segunda-feira, 3, na Escola Emina Barbosa Mustafa, ao lado do Clube do Trabalhador, e o aluno que deseja retomar os estudos seja no ensino fundamental (1 e 2) ou médio terá aulas presenciais três vezes por semana, reforço de português e matemática, além da preparação para o vestibular.

A metodologia da EJA do SESI oferece aos alunos, além dos conteúdos tradicionais, a participação em projetos pedagógicos que desenvolvem habilidades e competências para o mundo do trabalho. De acordo com a gerente da EJA SESI, Patrícia Bezerra, isso torna as aulas mais atrativas e, junto com a carga horaria de três dias na escola e dois a distância, com estudo dirigido, acaba sendo um diferencial para esse público.

“O aluno que faz a EJA, normalmente, procura algo mais rápido que se adeque à sua rotina de casa e do trabalho, senão ele acaba desistindo. Então para diminuir a evasão escolar e preparar a mão de obra para o mercado de trabalho, o SESI oferece uma metodologia que atende os anseios desse aluno trabalhador”, explicou Patrícia.

Por meio da Avaliação de Reconhecimento de Saberes, a metodologia do SESI leva em consideração também todo o conhecimento que o aluno adquiriu ao longo de sua vida para que o processo de retomada dos estudos seja mais satisfatório e auxilie na aprendizagem.

Destinado a alunos que estão fora da idade-série, os três anos do ensino médio regular podem ser concluídos em 18 meses, dependendo do desempenho do aluno e aprovações nos módulos, bem como da frequência mínima exigida. Jovens a partir de 18 anos, que buscam melhor inserção no mercado de trabalho com a certificação do ensino médio, na EJA do SESI terão a oportunidade de cadastro de estágio no IEL e carteira do SESI para obter descontos nos serviços de Qualidade de Vida.

As aulas que acontecem no período da tarde e noite, na Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa e em salas de aula descentralizadas nos municípios de Iranduba, Rio Preto da Eva e Careiro (somente o Ensino Fundamental 2º ao 9º ano), reuniram no primeiro trimestre do ano, ao todo no Amazonas, 2.349 alunos. A expectativa é de que até o final de 2019 tenha 3.230 novos alunos certificados pela EJA do SESI.

A Educação de Jovens e Adultos do SESI oferece turmas nos turnos vespertino (13h30 às 16h) e noturno (18h30 às 21h30) para os ensinos fundamental 1 (2º ao 5º ano) e fundamental 2 (6º ao 9º ano), com idade mínima de 15 anos; e ensino médio, com idade mínima a partir dos 18 anos.

você pode gostar também