Eleições 2018 – 2ª via do título de eleitor pode ser solicitada até esta quinta-feira (27)

A segunda via do título de eleitor pode ser solicitada até esta quinta-feira (27). Para isso, o pedido tem que ser protocolado no cartório eleitoral da zona em que a pessoa está inscrita. Esse prazo se encerra exatamente 10 dias antes do primeiro turno das eleições, que vai ocorrer no dia 7 de outubro.

É importante destacar que não é obrigatório apresentar o título no dia da votação, afinal, um documento de identificação com foto, como a identidade, passaporte ou carteira de trabalho, também pode ser usado.

Outra opção que o eleitor pode apresentar no dia das eleições é o e-Título, documento digital que permite que a cédula seja acessada por smartphones, além de informar o local de votação do usuário. O aplicativo, que está disponível para iOS ou Android, só pode ser usado para quem fez o recadastramento biométrico.

Outro aplicativo da Justiça Federal que o eleitor poderá baixar é o “Resultados 2018”. Por meio dele, vai ser possível acompanhar a contagem dos votos em tempo real e conferir o desempenho nas urnas do candidato à presidente em cada estado. Além disso, também será possível acompanhar o percentual de apuração das seções e ainda compartilhar essas informações nas redes sociais.

Por conta do fuso horário, que é diferente em algumas regiões do país, o TSE irá começar a divulgar o resultado dos votos para presidente da República às sete da noite, horário de Brasília, quando a votação já vai estar encerrada.

Já os resultados dos outros cargos vão começar a ser contabilizados logo após o encerramento da votação, às cinco da tarde, respeitando o horário local.

Reportagem, Cintia Moreira