24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Eleições 2020: e-Título pode ser baixado até 23h59 de sábado (28)

O segundo turno já é nesse domingo, dia 29 de novembro, e ainda dá tempo de baixar o aplicativo e-Título no celular. Até as 23h59 do dia 28 de novembro, os eleitores podem baixar de graça o aplicativo desenvolvido pela Justiça Eleitoral.

Nele, é possível consultar o local de votação e a situação eleitoral, identificar-se na seção (em casos de salas com biometria) e até justificar a ausência no pleito.

Somente quem tiver baixado o aplicativo um dia antes da votação de domingo pode utilizar essas funcionalidades. O funcionamento volta ao normal a partir de segunda-feira (30).

Segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 16 milhões de eleitores estão cadastrados no e-Título. No primeiro turno das Eleições Municipais de 2020, mais de dois milhões de pessoas justificaram ausência por meio da ferramenta. A região Sudeste foi a que mais usou o aplicativo, sendo acessado por mais de 7,5 milhões de pessoas.

O TSE lembra que nenhum dos serviços prestados pelo e-Título é exclusivo do aplicativo. Ou seja, as consultas também podem ser feitas pelo computador ou junto ao cartório eleitoral. Além disso, é possível acessar serviços e informações por meio do Tira-Dúvidas Eleitoral, no WhatsApp. Basta salvar o número: (61) 9637-1078 para iniciar uma conversa.

Fonte: Brasil 61

spot_img