25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

ELEIÇÕES EUA: Donald Trump e Hillary Clinton trocam acusações em debate presidencial

O republicano Donald Trump e a Democrata Hillary Clinton protagonizaram na noite deste domingo (10.10) o segundo debate da corrida eleitoral americana pela Casa Branca.

Com posturas agressivas de ambos os lados. O debate foi marcado por acusações de misoginia e abuso sexual de mulheres. Na última sexta-feira, o jornal The Washington Post divulgou um vídeo gravado em 2005, em que Donald Trump fala sobre as mulheres em termos considerados vulgares agressivos e machistas.

Logo no início do debate, Hillary fez referência ao vídeo e disse que insultar mulheres é algo que Donald Trump considera normal e afirmou que o vídeo não foi um fato isolado, citando outras acusações ao candidato republicano.

Trump, por sua vez, chegou ao debate preparado para enfrentar o escândalo. Antes do evento, realizado na Universidade de Washington, em Saint Louis, no estado de Missouri, o magnata convocou uma entrevista coletiva ao lado de três mulheres que acusam o ex-presidente Bill Clinton, marido de Hillary, de assédio sexual. Na coletiva também estava presente outra mulher que afirma que Hillary Clinton defendeu um homem que a agrediu.

Quando o debate começou, Trump tentou minimizar o escândalo causado pela divulgação do vídeo com as declarações que deu em 2005. O candidato afirmou que não tinha orgulho do que disse, tentou enfatizar de que era uma conversa privada e voltou a acusar o marido de Hillary de o homem que mais abusou de mulheres na história política dos Estados Unidos.

Em outros pontos do debate, Hillary afirmou que o candidato republicano “não está capacitado” para ser presidente. Trump, por sua vez, prometeu que, caso seja eleito presidente, vai determinar a abertura de uma investigação especial sobre o escândalo dos e-mails protagonizado por Hillary, quando era secretária de Estado e foi acusada de usar uma conta de email pessoal para tratar assuntos de Estado. A democrata respondeu ao republicano afirmando que estava feliz porque ele não comandava as Leis do país. Trump retrucou dizendo que ela está feliz, porque se fosse o caso, ela já estaria na prisão.

Marcado por diversos ataques e poucas propostas, o debate terminou empatado, segundo a rede de TV FOX News. 50,3% dos telespectadores da emissora responderam que Trump ganhou a disputa. 49,7% acreditam ter sido Hillary Clinton.

Reportagem, João Paulo Machado

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui