27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

ELEIÇÕES: Indícios de irregularidade crescem durante campanha; desvios podem ultrapassar R$1 bilhão

Informações do Tribunal de Contas da União (TCU) mostram que o volume de possíveis irregularidades nas receitas e despesas eleitorais aumentou consideravelmente durante as Eleições Municipais de 2016. O total de desvios pode chegar a um bilhão e 410 milhões de reais, o que representa quase metade do total arrecadado por candidatos e partidos, que juntaram dois bilhões e 227 milhões de reais.
Algumas irregularidades se destacaram na análise dos dados do TCU, feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foi o caso de uma pessoa física beneficiária do Bolsa Família que doou 75 milhões de reais para a campanha e de uma empresa cujo sócio também é beneficiário do programa, e que prestou serviço no valor de 3 milhões e 570 mil reais. Além disso, o número de doadores falecidos subiu para 290.

As informações são resultados de um trabalho inédito de cruzamento de dados feito pelo Tribunal Superior Eleitoral e diversos órgãos públicos, para fiscalizar a prestação de contas dos candidatos e impedir crimes eleitorais no período de campanha.

Como se tratam apenas de indícios de irregularidades, ainda não devidamente apurados, os nomes dos doadores e eventuais detalhamentos das informações não serão divulgados pela Justiça Eleitoral.
Reportagem, Bruna Goularte

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui