25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Eleita segunda melhor do mundo, Arena da Amazônia vai reforçar defesa de Manaus como Cidade do Futebol nas Olimpíadas 2016

O governador em exercício do Amazonas, Henrique Oliveira, disse que a escolha da Arena da Amazônia Vivaldo Lima como a segunda melhor do mundo construída em 2014, por um júri especializado convidado pelo site Stadium DB, corrobora para que Manaus se credencie para sediar eventos como os Jogos Olímpicos de 2016. A arena, que recebeu jogos do Mundial de Futebol em 2014, foi eleita a segunda melhor do mundo em quatro itens: Inovação, Impacto Visual, Relação com o Entorno e Custo-benefício.

De acordo com Henrique Oliveira, a escolha da Arena da Amazônia como segunda melhor do mundo fará parte dos argumentos do Governo do Estado e Prefeitura de Manaus para que a capital se confirme como uma das seis “Cidades do Futebol”, que sediarão jogos de futebol das Olimpíadas Rio 2016. Para o governador em exercício, o reconhecimento do estádio também comprova que o trabalho feito pelo Governo e Prefeitura durante a Copa do Mundo FIFA 2014 alcançou boa repercussão.

“Estamos aguardando uma resposta da FIFA sobre a confirmação de Manaus como sede das Olimpíadas, para que o governador José Melo e o prefeito Arthur Neto possam ir até a Suíça. A própria FIFA reconheceu que a Arena da Amazônia é uma das mais belas do mundo e que o Amazonas foi um dos Estados que melhor recebeu os visitantes durante a Copa do Mundo. Estamos certos que a FIFA levará em conta essas credenciais”, disse o governador em exercício.

Caso Manaus seja confirmada como cidade olímpica, segundo Henrique Oliveira, Governo e Prefeitura estão preparados para realizar um grande evento que, além de atrair turistas, representará oportunidades para vários setores econômicos. Ele afirmou também que alguns fatores alegados como calor e distância não são obstáculos para a realização dos jogos em Manaus.

“Essa questão do calor já foi desmitificada. Nós temos o calor humano. Estados Unidos e Portugal jogaram aqui e não reclamaram. Na questão da distância isso é relativo já que com o avião ela é mínima. As Olimpíadas serão no Brasil e nada mais justo de fazer aqui. O mundo quer conhecer a Amazônia, quer conhecer nossas belezas. É também uma oportunidade única para o povo do Amazonas, de fomentar o turismo e trazer renda nos próximos anos”.

Eleição da Arena da Amazônia – Segundo lugar no Stadium of the Year 2014 (Estádio do Ano 2014), de acordo com o Jury Vote Award (Prêmio do Júri), divulgado pelo site StadiumDB.com, a Arena da Amazônia recebeu pontuação final de 7.346. A maior pontuação foi pelo Impacto Visual, de 8.083, seguido de Inovação (7.667), Relação com o Entorno (6.833) e custo-benefício, 6.800.

Em matéria postada no site StadiumDB.com, um dos membros do júri, Mike Bell, diz que a Arena da Amazônia é um dos seus estádios favoritos. “Este é um design inovador que, provavelmente, será copiado. Possui uma maravilhosa claridade de padrão por dentro e por fora. É um grandioso gesto estrutural, o qual faz contato com o chão de uma forma que o público pode tocá-lo e interagir com ele. É um dos meus estádios favoritos”, disse Mike Bell.

O membro brasileiro do júri, Bruno Campos, comentou na matéria que, apesar de Manaus ter demolido um estádio de quase 40 anos (o “Vivaldão”, projetado pelo arquiteto Severiano Porto), a GMP Architekten (empresa que criou o projeto da Arena) o substituiu por uma “gema belíssima”. “A simplicidade e a claridade do novo estádio compõem uma grande realização de arquitetura, impecável e poderosa, no coração do Amazonas”, comenta Bruno Campos.

O Stadium DB é um site especializado em arenas, acompanha a construção de 158 arenas pelo mundo e tem um banco de dados de 1.500 estádios. Além de promover competições entre todos os estádios do mundo, o site divulga relatórios frequentes com análises de público. O vencedor eleito pelo júri de especialistas foi o Hazza Bin Zayed Stadium, que fica nos Emirados Árabes Unidos.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui