A Eletrobras Amazonas Energia, em ação conjunta com a Prefeitura de Manaus, realizará a substituição de 449 condicionadores de ar, 4.682 lâmpadas e 2.341 reatores ineficientes de 13 escolas municipais. A substituição proporcionará uma redução de R$ 500.000, ao ano, nas contas de energia elétrica das escolas beneficiadas. A cerimônia que celebrará a parceria será realizada no dia 4 de fevereiro, na Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, localizada na Vila Amazonas, bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul de Manaus.

Este projeto faz parte do Programa de Eficiência Enérgica da Eletrobras Amazonas Energia, regulado pela Resolução nº300/2008 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que prevê no Art. 4º que “as concessionárias e permissionárias deverão aplicar no mínimo 50% da obrigação legal de investimento em programas de eficiência energética em projetos voltados a comunidades de baixo poder aquisitivo”.

O diretor-presidente da Eletrobras Amazonas Energia, Radyr Oliveira, se reuniu com o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, na última quarta-feira (21), para ajustar os detalhes finais da execução do programa de eficiência energética, que está orçado em cerca de R$ 1.600.000.

Reciclagem

Os condicionadores de ar, lâmpadas fluorescentes e reatores substituídos passarão por um processo de manufatura reversa, no qual serão descaracterizados e seus componentes (ferro, plástico, alumínio, cobre, vidro, gás refrigerante, óleo do compressor) e segregados para reciclagem. Este processo é regulado pelas condicionantes e restrições inscritas na licença de operação emitida pelo Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (IPAAM), em cumprimento a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), contemplando assim, a reciclagem eficiente de resíduos, evitando a demanda de mais recursos naturais não renováveis e reintroduzindo estes materiais na cadeia de produção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here