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quinta-feira, abril 18, 2024

Em 18 anos de trabalho, PACs atenderam mais de 70 milhões de usuários

Atendimento a 71,3 milhões de usuários, 2,2 milhões de documentos emitidos, 204 mil agendamentos eletrônicos, cadastro de mais de 6 mil cédulas no projeto ‘Documentos Perdidos e Achados’, além da implementação do projeto de reformulação dos postos do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), o que inclui três inaugurações e duas construções finalizadas de novos postos. Esse é o balanço parcial de atividades da Ouvidoria Geral do Estado durante os 18 anos de trabalho na administração dos PACs.

A partir de janeiro de 2016, conforme determinação do Governo do Estado, a secretaria dará ênfase à implantação da Rede Amazonense de Ouvidorias Públicas (Rede Ouvir-AM) e ao desenvolvimento, em nova ‘roupagem’, do ‘Documentos Perdidos e Achados’.

Com uma média de 3,9 milhões de atendimentos anuais, desde a sua implantação, a Ouvidoria Geral do Estado registrou em 2014 pouco mais de 5,8 milhões de usuários atendidos. No período de janeiro a setembro deste ano o saldo foi de 4,2 milhões de serviços executados. A maior demanda está relacionada ao kit cidadão, que inclui a emissão de RGs, CPFs, CTPS, certidão de nascimento e alistamento militar. De 2003 a setembro deste ano foram emitidos 2,2 milhões de documentos.

Há um ano da administração da secretaria, em sua segunda gestão, a ouvidora geral do Estado, Zanele Teixeira, conta que deu início à implantação do projeto de reformulação dos PACs onde as unidades utilizam baias para identificação dos guichês de atendimento, cadeiras para espera em área centralizada, proporcionando maior comodidade ao cidadão. Fazem parte da lista de novos PACs: Leste, Vianorte, Galeria e as construções finalizadas dos PACs Sumaúma, que deverá receber as instalações do posto Cidade Nova; e do Parque Dez Mall.

“Concluímos mais uma obra que está apta para receber as novas instalações. Todos os serviços que estavam em funcionamento no antigo posto deverão ser transferidos para a nova sede”, disse a ouvidora.

Agendamento eletrônico – Com o intuito de humanizar e dar celeridade aos atendimentos, a Ouvidoria implantou em abril deste ano o agendamento eletrônico, pelo qual o cidadão pode agendar os atendimentos relacionados a RG, CPF, CTPS, seguro desemprego, informações trabalhistas e consultas oftalmológicas. O usuário pode efetivar um cadastro no site da Ouvidoria por meio de qualquer aparelho móvel que tenha acesso à internet, com a comodidade de optar pelo dia, horário e PAC mais próximo à sua residência.

Cursos – Outro serviço disponibilizado ao cidadão por meio de uma parceria firmada com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) é a oferta de cursos profissionalizantes. São disponibilizados cursos como: ênfase em gestão de negócios, atendimento ao cliente, assistente administrativo e de vendas, almoxarife, operador de caixa, auxiliar de contabilidade, operação de logística, agente de informação turística, entre outros. As aulas acontecem nos PACs Compensa, Educandos, Leste e São José.

“Por meio da parceria pudemos oferecer aos usuários dos PACs, somente no segundo semestre deste ano, mais de 860 vagas para os cursos, que darão oportunidade ao cidadão para se preparar ao mercado de trabalho”, disse Zanele.

A Comunidade Digital, que oferta cursos de informática básica, estava em funcionamento no PAC Cidade Nova e deverá ser transferida para o Sumaúma.

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