As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Em 2015 produção industrial no Amazonas acumula queda de 14,7% e tem o pior desempenho de todo o país, revela IBGE

Blog do Marcos Santos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (07) os números da Pesquisa Industrial do Amazonas referentes a agosto, deste ano. Os dados revelam que o estado já acumulada queda de 14,7% só em 2015. Para piorar, entre todas as Unidades da Federação, o Amazonas é onde a indústria teve o pior desempenho, chegando a atingir o dobro da média nacional que é de 6,9%. No sétimo mês de 2015, a produção industrial do Amazonas ajustada sazonalmente recuou 2,2% frente ao mês imediatamente anterior, terceira taxa negativa, consecutiva, neste tipo de confronto, período em que acumulou perda de 5,3%. Ainda na série com ajuste sazonal, o índice de média móvel trimestral mostrou queda de 1,8% na passagem dos trimestres encerrados em julho e agosto, mantendo a trajetória descendente iniciada em setembro de 2014.

Já na comparação com mesmo mês do ano passado, a indústria do Amazonas recuou 13,8% no índice mensal de agosto de 2015, segunda taxa negativa consecutiva neste tipo de confronto. O índice acumulado de janeiro a agosto de 2015 apresenta recuo de 14,7%, intensificando o ritmo de queda observado no primeiro semestre do ano (-14,2%), ambas as comparações contra iguais períodos de 2014. A taxa anualizada, índice acumulado nos últimos doze meses, ao passar de -12,6% em julho para -12,8% em agosto de 2015, manteve a trajetória descendente iniciada em março de 2014 (9,5%).

De acordo com o IBGE, oito das dez atividades pesquisadas assinalaram queda na produção. O setor de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-27,8%) exerceu a influência negativa mais relevante sobre o total da indústria, pressionado, em grande parte, pela menor produção de televisores, computadores pessoais portáteis (laptops, notebooks, handhelds, tablets e semelhantes), telefones celulares, receptor-decodificador de sinais de vídeo codificados, monitores de vídeo e gravador ou reprodutor de sinais de áudio e vídeo (DVD, home theater integrado e semelhantes).