Em 2015, SMTU prevê construção de 120 abrigos de ônibus em Manaus

Amazonas Notícias
Amazonas Notícias

G1

A capital amazonense deve receber 120 novas paradas de ônibus em 2015. Segundo infromações da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos(SMTU), os abrigos são resultados de licitação realizada em 2013 para a construção de 200 pontos. Com esta nova quantidade, a cidade soma 1,2 mil pontos de ônibus cobertos. A quantidade representa apenas 27% das 4,5 mil paradas em todas as cinco zonas da cidade.

A SMTU informou, por meio de assessoria de imprensa, que – do total de paradas de ônibus com abrigo em Manaus – 780 contam com cobertura de telha de barro, 239 abrigos têm cobertura de vidro e 70 de concreto. Os 3,4 mil restantes possuem apenas placas de sinalização.

As 120 novas paradas de ônibus com abrigo de concreto serão construídas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Em outubro do ano passado, a secretaria afirmou que as obras teriam investimento de R$ 5,3 milhões. Ao G1, a pasta afirmou que a conclusão das obras está prevista para o segundo semestre do próximo ano.

Questionada sobre a alta quantidade de paradas de ônibus sem qualquer tipo de abrigo, a Superintendência afimrou que a maioria destre locais não apresentam calçadas com espaço suficiente para a implantação de um abrigo. Além disso, a pasta alegou que há resistência de proprietários de imóveis localizados em frente a estes pontos no momento da construção dos abrigos. Entre as alegações dos donos dos imóveis está o bloqueio de garagens particulares. O órgão destacou ainda que não há legislação que obrigue os proprietários a aceitarem o abrigo.

Além dos 200 abrigos previstos para 2015, a SMTU afirmou que um projeto para construção de 500 abrigos cobertos por telha de barro já foi finalizado e será encaminhado para a Seminf, que ficará responsável pela realização do processo licitatório. A SMTU afirmou, por meio de assessoria de imprensa, que o prazo para início da execução das obras poderá ser definido somente após o lançamento do edital.