26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Em 60 dias, mais de 300 traficantes foram presos em Manaus

Nos primeiros dois meses deste ano, mesmo com o isolamento imposto pela pandemia de Covid-19, as polícias Militar e Civil prenderam 312 infratores e apreenderam 47 adolescentes por envolvimento no crime de tráfico de drogas, em Manaus. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). No período, a SSP criou a ação “Pronta Resposta” para o atendimento célere das denúncias, realizadas pela população através do telefone 181 e do site do órgão, no www.ssp.am.gov.br.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Coronel Louismar Bonates, houve intensificação do trabalho policial em regiões alvo de denúncias da população. Bairros como Compensa, Santo Agostinho e Jorge Teixeira, por exemplo, tiveram operações policiais reforçadas no período.

“Este ano, nós já tivemos mais de 300 pessoas presas envolvidas no tráfico de drogas, isso é resultado de um trabalho excelente que vem sendo feito tanto pela Polícia Militar, quanto pela Polícia Civil. Com relação às apreensões, nós já estamos com 10 toneladas de drogas em três meses, um recorde policial na história do Amazonas”, destacou.

Bonates enfatizou que a população tem realizado denúncias para o 181, o disque-denúncia da SSP, e também pelo site da instituição, que vem ajudando a chegar até os criminosos. “É importante salientar que além do trabalho de investigação, a população tem nos ajudado bastante ligando e fazendo a denúncia. Nós pedimos para que vocês continuem colaborando com a polícia, e que a gente possa dar pronta resposta e diminuir o crime no nosso estado”, disse o coronel.

Para obter resultados positivos na prisão de pessoas envolvidas com o tráfico e apreensão de drogas, a segurança pública conta com o apoio Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), Base Fluvial Arpão e a ação “Pronta Resposta”.

Maior apreensão – Até março, a SSP-AM contabiliza 10 toneladas de drogas apreendidas no Amazonas. Até o momento, a maior apreensão de drogas no ano de 2021 foi realizada por policiais da Base Fluvial Arpão, no dia 6 de março, na comunidade do Jussara, em Coari (a 363 quilômetros de Manaus). Ao todo, foram apreendidas 3,2 toneladas de entorpecentes, entre maconha do tipo skunk e cocaína. Na ocasião, três homens foram presos em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

Denúncias – A população pode auxiliar a polícia a prender suspeitos pelo crime de tráfico de drogas, através de informações anônimas. Para ligações telefônicas, a opção é o telefone 181, o disque-denúncia da SSP. O serviço funciona 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados.

Outra forma de repassar denúncias é através do site da SSP, no www.ssp.am.gov.br. No serviço de mensagem, o cidadão deve relatar o nome da rua, bairro e número do local. Se possível, fornecendo nome ou apelido de pessoas suspeitas de tráfico de drogas. O cidadão também pode adicionar fotografias e vídeos na denúncia, que também é sigilosa.

FOTO: Carlos Soares / SSP-AM

spot_img