Take a fresh look at your lifestyle.

Em Autazes, Idam assiste cooperativa em entregas para o Programa Nacional de Alimentação Escolar

-publicidade-

Com apoio do órgão estadual, Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar do Jatuá entregou 53 toneladas de alimentos ao programa

A Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar do Jatuá (Coopafja), no município de Autazes, finalizou nesta quinta-feira (26/11) a entrega de 53 toneladas de alimentos ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O Governo do Amazonas, através do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado (Idam), tem assistido as 30 famílias que integram a cooperativa elaborando projetos, dando assistência técnica, cursos, capacitação, entre outros serviços prestados.

De acordo com o gerente do Idam em Autazes, Josinei Lima, durante a entrega dos alimentos, o órgão tem dado suporte logístico à cooperativa com um caminhão da unidade local. “Sem esse caminhão, a gente certamente não conseguiria fazer as entregas de tantos alimentos. Começamos a primeira entrega em 12 de novembro e estamos finalizando agora e cumprindo nosso compromisso com o PNAE”, detalhou o diretor de Logística e Patrimônio da Coopafja, Valdino de Freitas.

O diretor explica que a cooperativa foi criada em 2013 e sempre se voltou a participar de políticas públicas como garantia de renda para as famílias de agricultores cooperadas. “Iniciamos participando do PNAE e do Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e, agora, conseguimos também comercializar para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, disse.

Na entrega desta quinta-feira, a cooperativa entregou 500 quilos de cheiro-verde, 400 quilos de couve, 2,6 mil quilos de banana pacovã, entre outros itens. Desde o início do mês até agora, foram entregues 53 toneladas de alimentos, o que resultou no montante de R$ 296 mil para a Coopafja. Os alimentos são destinados a escolas públicas do município de Autazes.

“Vale destacar que conseguimos garantir a comercialização de todos estes produtos com o apoio e orientação do Idam. Os técnicos da unidade nos auxiliam com o caminhão, dando cursos, assistência técnica, em várias situações. Por exemplo, temos uma patrulha – um trator de médio porte e seus equipamentos – graças ao auxílio técnico do Idam”, descreveu o diretor Valdino.

FOTO: Divulgação/Idam

-publicidade-