Em Benjamin Constant, Idam realiza visita técnica com demonstrações de adubação

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) realizou, na terça-feira (22/06), uma visita de assistência técnica e demonstrações de métodos de adubação em cultivos de Sistemas Agroflorestais (SAF’s) na comunidade Guanabara I, localizada no município de Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros de Manaus).

De acordo com o técnico responsável e gerente da unidade local do Idam em Benjamin Constant, Denis Almeida de Lima, foram atendidas quatro famílias, entre elas participantes de projetos prioritários da piscicultura e do açaí. A expansão de cultivos de fruteiras faz parte de uma estratégia de fortalecimento das comunidades em aspectos de segurança alimentar e nutricional, além da renda.

Entre as demonstrações, foram realizadas adubação fosfatada (base de fósforo) e nitrogenada (base de uréia) para cultivos de cacau, citros, cupuaçu, açaí e cedro, além da utilização de pasta e calda bordalesa.

“A prática da pasta bordalesa, que é um fungicida à base de cobre e cal virgem, ajuda na proteção das flores, evitando formigas, cochonilha e fumagina, por exemplo”, explicou o gerente.

O objetivo das ações foi repassar orientações e demonstrações técnicas para o aumento da produtividade. “Com essas técnicas ajudamos a evitar a proliferação de pragas nos cultivos. A adubação é para fortalecer a planta, e assim, aumentar a produtividade para os agricultores”, informou Denis Almeida de Lima.

FOTO: Divulgação/Idam