Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

Em Codajás, Idam instala o primeiro cultivo de açaí irrigado do município

Com intuito de apresentar novas tecnologias, o Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), implantou uma unidade demonstrativa de açaí irrigado, no município de Codajás (distante 240 quilômetros de Manaus), como parte de um curso de boas práticas de manejo no cultivo do açaí, realizado entre os dias 26 a 28 de maio.

Segundo a gerente da unidade local do Idam no município, Valderline de Souza, o período de estiagem traz dificuldades aos cultivos de açaí em Codajás, referentes a indisponibilidade de água no solo. A iniciativa busca contornar essa problemática através do cultivo de açaí irrigado utilizando o sistema de microaspersores, uma alternativa já experimentada com sucesso em outros municípios.

“É importante e indispensável o investimento na inovação tecnológica no cultivo de açaí, a implantação do sistema de irrigação abre portas para redução da sazonalidade das colheitas e garantia do aumento da produção”, disse a gerente.

O curso contou com a participação de 20 agricultores familiares, assistidos pelo Idam por meio do projeto prioritário da cadeia produtiva do açaí no município. Durante a programação, foram realizadas aulas práticas, demonstração de métodos de cultivo e plantio de 100 mudas de açaí da espécie Euterpe precatoria (açaí solteiro) e 100 mudas da variedade BRS-Paidegua.

Valderline salientou ainda que esta é a primeira área de açaí irrigado no município, mas que o projeto inclui a implantação de outro cultivo, desta vez de açaí em estágio de produção.

“O objetivo deste investimento é apresentar aos agricultores do município de Codajás uma inovação tecnológica que garanta a colheita, aumento da produção e diminuição da entre safra”, concluiu a gerente.

FOTO: Divulgação/Idam

-publicidade-