As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Em comemoração aos 350 anos de Manaus, prefeito Arthur Neto anuncia duas corridas e 42 obras esportivas

Duas corridas – uma de pedestre e outra de bicicleta – e um pacote com 42 obras, incluindo ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas, um velódromo e uma quadra de tênis, foram anunciados na manhã desta terça-feira, 22/10, pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, em comemoração ao aniversário de 350 anos da cidade. A Corrida Internacional Cidade de Manaus e a corrida ciclística Manaus 24 Horas Bike Race fazem parte do “Viradão Esportivo”. Os dois eventos estimulam a doação de sangue para a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam).

“Eu tinha esse sonho de lançar essa corrida 24 horas de Manaus e, quem sabe, torná-la parte do calendário do turismo esportivo. Hoje estamos transformando isso em realidade”, disse o prefeito, adepto do ciclismo e que já havia manifestado sua intenção de fazer essa corrida há muitos anos. “Eu gostaria de ver essa corrida virar uma tradição nacional e internacional, as 24 horas de Manaus, trazendo pessoas do Brasil e do mundo para competir. Nós temos um diferencial a oferecer: o trajeto passa em frente ao rio Negro. Quem vier competir, vai poder usufruir da floresta e dessa magnífica paisagem”, completou Arthur Neto, que pediu máximo empenho na organização do evento. “Tem que ser meticulosa, impecável”, finalizou.

A corrida ciclística Manaus 24 Horas Bike Race acontecerá entre os dias 26 e 27, promovendo o desafio para 150 ciclistas pedalarem por um dia ininterrupto em um circuito de aproximadamente 9 km, com saída do Complexo Turístico Ponta Negra e que seguirá pelas vias do condomínio Alphaville. A prova terá concentração às 16h, na altura do Anfiteatro, e largada às 17h. As inscrições para a competição serão realizadas ao longo desta semana no site da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

“Para nós é uma felicidade falar de esporte para um povo que gosta tanto de praticar esporte”, resumiu o secretário da Semjel, João Carlos, ao explicar que serão disponibilizadas 3 mil vagas para a corrida pedestre deste ano, mil a mais que a edição anterior, sendo divididas entre as categorias Geral, Pessoa com Deficiência (PcD), Servidor e Doador, outra novidade deste ano.

As inscrições para a Corrida Internacional Cidade de Manaus começaram às 13h no site semjel.manaus.am.gov.br e, em menos de duas horas, todas as vagas foram preenchidas. “Os doadores de sangue têm inscrição automática, é só procurar o local de distribuição dos kits com o comprovante e pegar o seu”, disse o secretário da Semjel.

Os três mil inscritos receberão medalhas de participação e kits com camisa da corrida e número de peito, mediante apresentação de documento original com foto, comprovante de inscrição e uma lata de leite ou pacote de fralda (para as categorias Geral, Servidor e PcD). A entrega acontecerá no dia 23/10, no horário das 9h às 17h, na Minivila Olímpica do Coroado, localizada na alameda Cosme Ferreira, ao lado do Estádio Carlos Zamith, zona Leste. Os campeões no masculino e feminino serão premiados com passagens para a Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo (SP).

Obras comemorativas

Durante o lançamento do “Viradão Esportivo”, o prefeito antecipou a realização de um pacote de 42 obras dedicadas ao esporte, incluindo ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. “Eu vou contar logo pra vocês, que nesse pacote de obras também vem um velódromo, que será construído no conjunto Aruanã, bairro da Compensa, zona Oeste. Vamos fazer algo realmente diferente, que vai fazer de Manaus uma cidade mais diferenciada ainda”, contou o prefeito.

A obra tem como meta estimular o ciclismo como esporte de competição. No mesmo local, a Prefeitura de Manaus vai construir uma quadra de tênis, experiência inédita em aparelhos públicos destinados ao esporte. “Manaus vai se destacando pelas suas obras de qualidade e muito graças à experiência que acumulamos e à nossa credibilidade”, disse o prefeito Arthur Neto.

A secretária da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Conceição Sampaio, disse que o aniversário da cidade é uma data importante para toda a população, mas que também deve servir para lembrar tudo o que foi feito nos últimos sete anos, na gestão do prefeito Arthur Neto. “Nessa data, a gente lembra que Manaus está sendo preparada para 2030, que uma cidade inteligente está sendo construída e que, de acordo com a Confederação Nacional dos Municípios, ela tem uma página diferenciada na história. Quando a maioria dos municípios está insolvente, Manaus está pujante e equilibrada”, destacou.

Presente no lançamento dos eventos, o presidente da Federação de Ciclismo do Amazonas (Feciclam), Juliano Macanoni, agradeceu ao prefeito Arthur Neto pelo presente dado aos esportistas, não só com o lançamento da corrida Manaus 24 Horas Bike Race, como também pelo anúncio dos investimentos na construção de um velódromo e ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas.

“É um momento histórico, ter uma pista com as dimensões minimamente exigidas nas competições oficiais. Vai ser um grande salto no esporte. Mas o que nos deixa feliz mesmo é ter esse espaço físico onde poderemos manter escolinhas, trabalhar novos talentos, para esse esporte que é olímpico”, disse o atleta.

Texto – Jacira Oliveira / Semcom e Assessoria Semjel

Foto – Alex Pazuello / Semcom

você pode gostar também